Presença portuguesa em África e no Oriente

0
160
Presença portuguesa

Presença portuguesaNa noite de sábado, enquadrada na iniciativa “Portugal at Heart” a Brenthurst Library, em Parktown, em conjunto com o Consulado Geral de Portugal em Joanesburgo apresentou uma mostra de livros raros sob o tema “Presença Portuguesa em África e no Oriente”.

  Esta exposição estará patente ao público até 31 de Agosto de 2010, e tem a particularidade de reunir exemplares antigos da própria Bi-blioteca Brenthurst com materiais adicionais da Colecção Portuguesa Ernest Oppenheimer na Biblioteca Cullen da Universidade de Witwatersrand. Ali estão mapas antiquíssimos, ilustrações remotas e textos da saga dos navegadores quinhentistasque revelam a presença lusitana em África bem como no Oriente. Esta belíssima exposição teve também a colaboração do Instituto Camões.

  Regista-se que a Brenthurst Library só pode ser visitada mediante marcação prévia (telefone 011 544 5400 ou e-mail info@brenthurst.co.za).
 Assinala-se ainda que, tomando como base o valioso acervo bibliográfico da Brenthurst Library (www.brenthurstlibrary.co.za), a exposição tem como objectivo do-cumentar e ilustrar, enquadrando-a historicamente, a presença dos portugueses em África e no Oriente, dos séculos XV a XX.
  Estão assim expostos ao público livros e gravuras portugueses e estrangeiros daquele período versando sobre a referida temática, na sua maioria provenientes da colecção da Brenthurst Library, bem como cedidos pelas Ernest Oppemheimer Collections da Willian Cullen Library (Universidade de Witswatwerrand).

  Encontram igualmente expostos três raros crucifixos afro-portugueses do antigo Reino do Congo, originários de uma colecção particular portuguesa.
 Será disponibilizado aos visitantes um texto de apoio e enquadramento da autoria da dra. Isabel Abecasis, Técnica Superior do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa.

  A mostra, que contou com o apoio do Instituto Camões, mas que se deve sobretudo ao entusiasmo e generosidade com que a Família Oppenheimer, detentora da Brenthurst Library, bem como todo o pessoal desta, abraçaram desde o primeiro momento o projecto, encontrar-se-á patente ao público até 31 de Agosto, devendo as visitas ser efectuadas por marcação, de acordo com os usuais procedimentos da biblioteca. 
Brenthurst Library – Brenthurst Estate, Federation Road
Parktown – Johannesburg – Tel. 011 544 54 00 – Fax. 011 486 16 51