Preparação da viagem do Papa a Portugal começa em Novembro

0
165
Papa

PapaO Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, revelou, em Fátima, que a deslocação do Papa Bento XVI a Portugal, em Maio do próximo ano, começará a ser preparada no mês de Novembro.

Segundo D. José Policarpo, em Novembro deslocar-se-á a Portugal um elemento da equipa de preparação das viagens papais, para, em conjunto com as autoridades nacionais e a Conferência Episcopal Portuguesa, começar a definir o programa da visita do Sumo Pontífice.

 O Papa “aterrará provavelmente em Lisboa no dia 11”, disse em conferência de imprensa o Cardeal Patriarca, acrescentando que “a única certeza é a de que irá a Fátima”.

 Sobre a receptividade que os católicos portugueses dispensarão a Bento XVI, tendo em conta a afectividade que nutriam por João Paulo II, D. José Policarpo disse que “o Papa, qualquer que ele seja, é sempre um ponto de referência e um factor de atracção”.

 “Se há Igreja que tem uma ligação particular ao sucessor de Pedro é a Igreja portuguesa”, disse o Patriarca de Lisboa, acrescentando que “quem conhece de perto este Papa nota que é diferente de João Paulo II, mas é encantador”.

 “É um místico, um artista, um tímido, alguém com quem a gente se sente bem”, afirmou.
 Por sua vez, o Bispo de Leiria-Fátima, D. António Mar-to, disse que o ano pastoral no Santuário de Fátima “será polarizado na visita” de Bento XVI.

 “Uma visita desejada, motivo de regozijo e gratidão, que confirma a importância eclesial deste Santuário”, afirmou o prelado, para quem a próxima deslocação do Papa a Fátima “vem dar relevo a dois acontecimentos significativos: a passagem dos dez anos da beatificação dos videntes (Jacinta e Francisco Marto) e o centenário do nascimento de Jacinta”.