Prémio Museu Europeu 2013 vai ser disputado por 28 museus de 16 países

0
56
Prémio Museu Europeu 2013 vai ser disputado por 28 museus de 16 países

O Prémio Museu Europeu do Ano 2013 vai ser disputado por 28 museus de 16 países, dois deles portugueses, segundo a lista de finalistas seleccionados pelo Fórum Europeu dos Museus, anunciada no sítio “online” da organização.

 O Fórum Europeu dos Museus (European Museum Forum – EMF) tinha notificado, no final de Janeiro, os dois museus portugueses selecionados para a lista finalistas, nomeadamente o Museu Machado de Castro, em Coimbra, e o Museu da Comunidade da Concelhia da Batalha.

 De acordo com a entidade europeia, para esta edição do prémio, a organização tinha recebido 40 candidaturas de 21 países, membros do Con-selho da Europa, entidade fundadora do Fórum em 1977.

 Entre os finalistas estão o Museu de Arte Clássica, em Mougins, França, o Museu Marítimo, em Kotka, na Finlândia, o Museu de História Natural, em Veneza, Itália, o Museu Alpino, em Berna, na Suíça, o Museu Etnográfico da Eslovénia, o Museu de His-tória Natural de Barcelona, em Espanha, e o Museu do Mosaico, em Gaziantep, na Turquia.

 O Museu Nacional da Escócia, em Edimburgo, no Reino Unido, o Museu de Arte, em Riga, na Letónia, o Museu Marítimo Nacional da Holanda, em Amesterdão, o Museu Viking, nas ilhas Lofoten, na Noruega, e o Museu Aan de Stroom, em Antuérpia, na Bélgica, também estão entre os 28 finalistas.

O Prémio Museu Europeu do Ano (European Museum of the Year Award – EMYA, na sigla original) foi entregue em 2012 ao Museu Madinat al-Zahra, da cidade espanhola de Córdova, numa cerimónia que decorreu em Penafiel, cidade portuguesa anfitriã da cerimónia nesse ano.

 O Fórum Europeu dos Museus é uma organização transnacional sem fins lucrativos que se dedica há 35 anos a melhorar a qualidade dos museus europeus.

 Na área da museologia, o Prémio Museu Europeu do Ano é o principal e o mais antigo dos galardões atribuídos pelo EMF, e também o mais prestigiado na Europa.

 Foi criado com o objectivo de reconhecer a excelência na cena museológica europeia e de promover processos inova-dores no sector.

 O anúncio dos premiados se-rá feito numa cerimónia que decorrerá entre 15 e 18 de Maio (Dia Internacional dos Museus), em Tongeren, na Bélgica, durante a realização da assembleia anual do Fórum.

 O tema deste ano do Dia Internacional dos Museus será dedicado à influência da me-mória e da criatividade na mudança social.