Prémio Heritage para Museu Luso-Canadiano em Toronto

0
41
Prémio Heritage para Museu Luso-Canadiano em Toronto

O Real Museu Luso-Canadiano de História, em Toronto, terá agora uma “responsabilidade acrescida” com o prémio atribuído pela fundação Heritage, disse a presidente da instituição.

 No passado dia 15 de Outubro, durante a 39.ª gala anual de atribuição do prémio Heritage Toronto, o museu luso-canadiano localizado em Etobicoke, foi um dos quatros vencedores da categoria de trabalho comunitário, juntamente com a Cabbagetown Preservation Association, o Friends do Guild Park and Gardens e também o Leaside 100 Committee.

 “Agora com esta responsabilidade acrescida os voluntários têm de se dedicar ainda mais ao projecto”, disse Suzy Soares, presidente do museu.

 Desde 1949 que o Heritage Toronto promove e divulga o património arquitectónico, natural e arqueológico da cidade canadiana.

 O Real Museu Luso-Canadiano de História foi fundado em 1986, funciona na vertente de galeria, para promover a investigação e análise sobre o património da comunidade luso-canadiana.

 O projecto começou há cerca de 25 anos para “mostrar à comunidade canadiana que os portugueses tinham uma história rica” e que os imigrantes “não eram só trabalhadores ligados aos ramos da construção civil e limpeza”, explicou Suzy Soares.

 Ao longo dos anos, o museu tem apresentado programas educativos, recebe visitas nas suas instalações por marcação e conta com exposições permanentes sobre Camões, Goa e Macau, bem como registos sobre a presença de portugueses em terras canadianas.

 Em Junho, a organização produziu um documentário em vídeo, com entrevistas aos pioneiros da emigração portuguesa para o Canadá que celebra este ano 60 anos.

 Para o futuro, está a ser preparada uma exposição em London (Ontário), naquela que será a primeira fora de Toronto.