Preço das casas de luxo em Lisboa já subiu 23%

0
161
Preço das casas de luxo em Lisboa já subiu 23%

O preço das casas de luxo em Lisboa aumentou 23% nos últimos dois anos e este é o “segmento que mais está a valorizar no mercado habitacional da capital”, segundo dados da Confidencial Imobiliário.

 Os dados do Sistema de Informação Residencial (SIR) da Confidencial Imobiliário evidenciam que a habitação de luxo registou uma valorização dos preços praticados entre 2013 e 2015, o que “representa a inversão da rota de descida iniciada em 2010 e que perdurou até 2013”.

 “Neste período acumulado entre 2010 e 2013, os preços das casas neste segmento mais elevado do mercado lisboeta desceram 14%”, informou, em comunicado, a Confidencial Imobiliário.

 Os dados do SIR confirmam que “é na gama de luxo que os preços das casas estão a recuperar de forma mais acentuada em Lisboa”, mostrando ainda que os valores praticados na gama média de mercado também estão a subir, embora “a um ritmo mais moderado”.

 Os valores praticados nas casas de gama média em Lisboa aumentaram 9,5% nos dois últimos anos [2014 e 2015], após “uma descida acumulada também de 14% entre 2010 e 2013”, de acordo com os dados divulgados.

 Ainda no mercado de luxo em Lisboa, a Confidencial Imobiliário destaca ainda que "45% das vendas totais de habitação na gama mais alta do mercado”, reportadas ao SIR, concentram-se no Parque das Nações e na Baixa, abrangendo as freguesias de Santo António, Misericórdia e Santa Maria Maior, e representando as zonas mais caras da capital neste segmento.

 Segundo os dados divulgados, o preço médio de venda da habitação de luxo superou os 4.000 euros/m2 na freguesia lisboeta de Santo António e oscilou entre os 3.750 euros/m2 e os 3.950 euros/m2 nas zonas do Parque das Nações, da Misericórdia e das Avenidas Novas.

 A Confidencial Imobiliário produz estatísticas sobre o mercado residencial, sendo a responsável pelo SIR – Sistema de Informação Residencial que regista dados de oferta e vendas, com detalhe à freguesia, através de um levantamento de informações junto de promotores, mediadores e avaliadores imobiliários, além da banca.