Portuguesa ocupa cargo de topo na rede de restaurantes Spur

0
251

A portuguesa Cristina Teixeira foi nomeada di-rectora financeira e executiva (CFO) da rede de restaurantes Spur, para a África do Sul, com efeitos a partir de 1 de Fevereiro de 2021.

  Cristina substituirá o actual director Phillip Matthee, que solicitou a renúncia desta posição para ocupar um cargo sénior no departamento financeiro, ou seja, a função de executivo de contabilidade comercial do grupo

  Cristina Teixeira, de 47 anos, tem 12 anos de experiência como CFO em grendes empresas e foi eleita a Mulher de Negócios do Ano (categoria corporativa) pela Businesswomen’s Association of SA em 2013.

  Após qualificar-se como revisora oficial de contas, ingressou no Grupo5 e foi nomeada directora financeira em 2008. Ingressou no Consolidated Infrastructure Group com o mesmo cargo em 2019. Liderou equipas de finanças que têm sido consistentemente reconhecidas com prémios anuais da Investment Analysts Society para Relatórios e Divulgação e do Institute of Chartered Secretaries / JSE.

 

* Outra mulher no cargo de relevo

 

  Outra mulher que vai ocupar uma posição de topo no grupo Spur é Val Nichas, de 58 anos, que foi nomeada CEO, funções que vai desempenhar a partir de 1 de Janeiro de 2021. Ela sucederá Pierre van Tonder, que se aposentará a 31 de Dezembro próximo, após 38 anos de serviço.

  Val é uma estrategista com vasta experiência no sector de restaurantes e anteriormente foi directora executiva da Quick Service Restaurants (QSR) Brands at Famous Brands, responsável por um portfólio de marcas franqueadas com mais de 600 restaurantes em Steers, Fishaways e Giramundo .

  Iniciou a sua carreira em marketing e publicidade, foi directora de marketing da Edgars entre 1994 e 1998, vice-presidente sénior de uma gran-de empresa internacional de alimentos, Rich Products Corporation e directora administrativa da Tequila Advertising. Ela também prestou consultoria à Nando’s Chickenland e foi uma das líderes da equipa de contas de publicidade do Nando’s enquanto estava na Tequila \ TBWA.

  Val ingressou na Famous Brands em 1999 como directora de Marketing da Debonairs Pizza e mais tarde trabalhou como executiva da Wimpy (na altura com uma cadeia de 506 restaurantes) e Steers (492 restaurantes) antes da sua nomeação como chefe da QSR Brands.

  Val administrou o seu próprio negócio de consultoria nos últimos oito anos, com especialização em estratégia e planeamento de negócios. Seus clientes de consultoria incluem empresas de vá-rios sectores, bem como restaurantes e alimentos.