Portuguesa Elisa Januário eleita presidente do ECD Forum

0
152
Portuguesa Elisa Januário

Portuguesa Elisa JanuárioA portuguesa Elisa Januário foi eleita, por unanimidade, presidente  do “Southern Areas Early Childhood Development Forum”, uma organização que supervisiona 40 creches em Gauteng.

 Elisa Maria da Silva Sousa Januário nasceu em Lourenço Marques (actual Maputo, Moçambique) e está radicada na África do Sul há 42 anos.
 Concluiu o Curso de Artes Plásticas no Technikon da Wits (actual Universidade de Joanesburgo). Recebeu o “Prémio Talento”, da diáspora portuguesa, em 2007 pelo seu extraordinário trabalho de voluntariado na África do Sul.

 Juntamente com o arquitecto português Amândio Castanheira foi a força dirigente do projecto do salão comunitário em Klipspruit West, entre Lenasia e Soweto, com capacidade para 1.000 pessoas sentadas, que vai ser inaugurado no próximo sábado 22 de Maio na Saint Ives Primary School.
 Elisa Januário, além de ser professora de artes visuais, tem um infantário há 13 anos, e faz parte do Comité Executivo do ECD Forum desde a sua fundação, tendo-lhe sido confiado o pelouro de documentação.
 Durante a AGM/Reunião da Assembleia Geral em Fevereiro último foi eleita para a Presidência do ECD Forum, onde já está a implementar projectos inovadores:

 “A minha visão para o EDC Forum é impulsionar o bom trabalho realizado pelo anterior Comité Executivo, que funciona desde a fundação, há 5 anos. A 31 de Maio corrente iremos celebrar essa data com um programa alusivo” – declarou Elisa Januário ao “Século de Joanesburgo”.

CONTACTOS E FORMAÇÃO DE PARCERIAS

 Revelou que está a contactar todos os infantários que são membros, e que totalizam 40. Pretende-se observar um por um todos esses estabelecimentos de acolhimento de crianças em idade pré-escolar, aferir as suas necessidades prioritárias, procurar soluções para cada caso e, também, formalizar parcerias”.

 A nossa entrevistada poderá ser contactada pelo telemóvel 079 945 9372 e pelo e-mail edcforum@vodamail.co.za

 Assinala-se ainda que a nova presidente do ECD Forum lança “um convite a todas as instituições infantis (creches) que desejem integrar a nossa organização, que estabeleçam contacto connosco. Somos uma entidade completamente autónoma, sem lu-cros, e que recebemos donativos e patrocínios para desenvolver as nossas actividades pontuais. Trabalhamos em conjunto com  os Serviços Sociais e de Desenvolvimento Humano do Governo Sul-Africano, bem como com outras organizações afins que tragam benefício para ambas as partes. O mais importante é melhorarmos as condições das crianças”.