O jovem investigador português Rui Miguel dos Santos Benedito e o espanhol Alberto Enciso Carrasco foram galardoados com os prémios da Fundação Príncipe de Girona de Investigação Cientifica 2014, que serão entregues nesta cidade espanhola em junho.
Segundo a acta do júri, o investigador português foi reco-nhecido pela sua “excelente investigação no campo da biologia vascular, tão relevan-te em diversos campos da saúde como são o cancro e as doenças cardiovasculares”, e ainda pela sua “capacidade de liderança”.
Licenciado em microbiologia e genética pela Universidade de Lisboa e doutor em biomédica molecular na mesma universidade, Benedito realizou investigações no London Research Institute do Reino Uni-do e no Max-Planck Institute for Molecular Biomedicine, na Alemanha.
Actualmente é professor assistente e investigador no Centro Nacional de Investiga-ções Cardiovasculares tendo o seu trabalho sido já reconhecido com vários prémios internacionais incluindo o Werner Risau Prize e o Peter Hans Hofschneider Prize.