Portugal pretende reforçar espaço na Agência Espacial Européia

0
69

O Governo pretende reforçar o posicionamento de Portugal na Agência Espacial Europeia (ESA) para que possa fazer do país “o campo para o novo espaço na Europa”, afirmou o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

 “No contexto europeu, estamos a reforçar o nosso posicionamento na Agência Espacial Europeia para que possamos, no contexto europeu, fazer de Portugal o campo para o novo espaço na Europa”, afirmou Manuel Heitor, em Coimbra, durante a apresentação da iniciativa “Portugal New Space Entrepeneur-ship Initiative 2030”.

 Em declarações à comunicação social, o ministro explicou que esta iniciativa pretende “ajudar a transformar Portugal num sinónimo do novo espaço”, atraindo jovens “com projetos empresariais para criarem emprego qualificado em Portugal”.

 “O espaço e as tecnologias espaciais estão a mudar radicalmente”, notou, salientando que as tecnologias desenvolvidas para a exploração espacial têm aplicações na Terra, seja na agricultura, mobilidade urbana ou pescas.

 Nesse sentido, Manuel Heitor considerou que é necessário explorar esse conceito de trazer “o espaço para a nossa economia, criando melhores e mais empregos”.

 Durante a cerimónia, o ministro salientou os passos que Portugal tem dado nos últimos tempos no que toca à aposta no espaço, seja a criação de uma agência espacial portuguesa, um regime legal que permite o lançamento de micro e pequenos satélites a partir do território português ou um programa para lançamento de satélites a partir da ilha de Santa Maria, Açores.