Portugal financia projecto de electrificação rural em Moçambique

0
41
Portugal financia projecto de electrificação rural em Moçambique

O Fundo de Energia (Funae) de Moçambique recebeu, numa base provisória, as mini-centrais de produção de energia solar nas províncias de Gaza e de Inhambane, sul do país, ao abrigo de um projecto de electrificação rural financiado por Portugal, informou a instituição.

 De acordo com o comunicado, cada mini-central de quatro quilowatts é composta por 18 painéis solares de 230 watts-pico cada um, casa de baterias, regulador de carga, inversor, quadro geral de baixa tensão, seis candeeiros de iluminação pública e instalações de utilização.

 De acordo com o matutino Notícias, de Maputo, o projecto de electrificação rural conhecido por Projecto 50 Vilas consiste na construção de mini-centrais fotovoltaicas nas zonas rurais de todo o país, com excepção da província de Cabo Delgado.

 O mesmo projecto contempla a electrificação de infra-estruturas sociais, tais como escolas, centros de saúde, secretarias dos postos administrativos, estabelecimentos comerciais e residências de professores, enfermeiros e da população.

 No mesmo comunicado, o Funae informou ainda ter lançado um concurso público para a concepção e construção de uma central mini-hídrica na sede do posto administrativo de Mouha, no distrito de Sussundenga, província de Manica e uma rede eléctrica isolada para fornecimento de energia eléctrica ao povoado local.

Este projecto do Funae, em parceria com a Agência Inter-nacional de Cooperação Alemã (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit-Access to Modern Energy Services) (GIZ-AMES), surge no âmbito do programa Energias Renováveis para o Desenvolvimento Rural, uma iniciativa financiada pela Bélgica.