Portugal estreia-se na Liga das Nações defrontando hoje a Itália no Estádio da Luz

0
43

  A selecção portuguesa de futebol realiza hoje, segunda-feira, o primeiro jogo oficial após a eliminação do Mundial2018, ao estrear-se na recém-criada Liga das Nações, diante da Itália, numa partida em que não vai ter Cristiano Ronaldo.

  O ‘capitão’ luso, que está a iniciar a ‘aventura’ na Juventus, foi poupado do particular com a vice-campeã mundial, Croácia (1-1), e do embate com os transalpinos, que marca a estreia lusa no grupo 3 da divisão A da mais recente competição criada pela UEFA, no qual está igualmente inserida a Polónia.

  Ronaldo é um dos 10 jogadores que estiveram no último Mundial – Portugal caiu nos oitavos de final, perante o Uruguai – e que não entraram nas contas do seleccionador, Fernando Santos, para este duplo confronto.

  A equipa das quinas apresenta-se com várias novidades, com destaque para Cláudio Ramos, Pedro Mendes, Sérgio Oliveira e Gedson Fernandes, chamados pela primeira vez à selecção principal, sendo que os dois últimos somaram a primeira internacionalização na quinta-feira, com a Croácia.

  Contudo, dificilmente o quarteto merecerá ‘honras’ de titularidade frente à Itália, num ‘onze’ que não deverá andar muito longe daquele que arrancou o particular com a Croácia.

  Por outro lado, os actuais campeões europeus vão tentar retomar o caminho das vitórias, uma vez que, nos 10 jogos disputados este ano, apenas venceram três: os particulares com Egipto (2-1) e Argélia (3-0), e o confronto da fase de grupos do Mundial com Marrocos (1-0).

  Naquela que será a 26.ª partida entre as duas selecções, Portugal terá pela frente uma Itália que procura regenerar-se sob o comando de Roberto Mancini, após ter falhado, pela segunda vez na sua história, a presença num Campeonato do Mundo.

  O último confronto entre as duas equipas, no dia 16 de junho de 2015, terminou com o triunfo da selecção nacional, com um golo de Éder (1-0).

  Os transalpinos, que empataram no primeiro jogo da Liga das Nações, diante da Polónia (1-1), contam com muita juventude no elenco, do qual já não faz parte o histórico guarda-redes ‘Gigi’ Buffon, de 40 anos, que disse adeus à ‘squadra azzurra’ ao fim de 176 internacionalizações.

  O encontro entre Portugal e Itália está agendado para hoje, segunda-feira, a partir das 19:45, no Estádio da Luz, em Lisboa.

 Na quinta-feira, a selecção portuguesa de futebol empatou a um golo com a vice-campeã mundial Croácia, em jogo particular disputado no Estádio Algarve, o primeiro das duas selecções após o Mundial2018.

  Os croatas foram os primeiros a marcar, por intermédio de Ivan Perisic, aos 18 minutos, mas ainda antes do intervalo, aos 32, o central português Pepe, que cumpriu a sua 100.ª internacionalização, restabeleceu a igualdade.

  Portugal não contou neste particular com Cristiano Ronaldo, dispensado pelo selecionador Fernando Santos, e viu Sérgio Oliveira e Gedson Fernandes estrearem-se.