Portugal é cabeça de série no sorteio da qualificação para o Euro2016

0
40
Portugal é cabeça de série no sorteio da qualificação para o Euro2016

Portugal vai ser cabeça de série no sorteio de qualificação para o Campeonato da Europa de futebol de 2016, no qual vai evitar seleções como a bicampeã europeia, a Espanha, a Alemanha, a Itália, a Inglaterra ou a Holanda.

 Segundo a UEFA, são nove as selecções que vão integrar o pote 1 no sorteio de 23 de Fevereiro, no qual se encontram também a Grécia, do português Fernando Santos, Bósnia-Herzegovina e Rússia, esta que se qualificou à frente da equipa das “quinas” na qualificação para o Mundial2014.

 No sorteio, a realizar em Nice, as 53 selecções vão estar divididas em seis potes – todos com nove equipas e o último com as oito piores do “ranking” -, que vão ser distribuídas em nove grupos de qualificação: oito com seis selecções e um com cinco.

 Para esta “selecção”, a UEFA teve em conta o coeficiente com os resultados obtidos no Mundial2010, na qualificação e na fase final do Euro2012 e no apuramento para o Mundial2014 do Brasil.

 O primeiro pote a ser sorteado vai ser o de Portugal, com os cabeça de série a serem alinhados em grupos do A ao I, este último com cinco equipas.

 Inglaterra, Alemanha, Itália, Espanha e Holanda vão ter de fazer parte de um grupo de seis equipas, por motivos de direitos televisivos.

 Não existem restrições ao sorteio além do coeficiente e de, por razões políticas, o Azerbaijão não poder defrontar a Arménia, e a Espanha não poder jogar com Gibraltar, que se estreia numa qualificação e vai disputar os jogos em “casa” no Estádio do