Portugal e Angola abrem consulados em Cantão

0
41
Portugal e Angola abrem consulados em Cantão

Portugal vai reabrir no próximo mês de Outubro em Cantão, na província de Guangdong, na China, um Consulado-Geral, escreve o jornal Diário de Todos que se publica em Lisboa.

 O jornal notícia que já foi assinado o despacho conjunto entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Ministério das Finanças para a abertura da representação consular.

 O secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, disse ao jornal que “ao longo da primeira quinzena de Outubro deverá iniciar funções um diplomata que terá por função proceder à instalação do Consulado Geral. Terá de identificar instalações e, mais tarde, proceder ao recrutamento de pessoal.”

 O Consulado-Geral de Portugal esteve em funcionamento até Setembro de 1966 durante a revolução cultural na China.

 Angola deverá, por seu lado, abrir ainda em Agosto o seu Consulado Geral também em Cantão. Um despacho do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Angola nomeou o diplomata João Baptista da Costa para o cargo de cônsul-geral.

 O embaixador João Baptista da Costa estava anteriormente colocado nos Serviços Executivos Centrais do MNE tendo anteriormente exercido funções como Director Geral do Instituto das Comunidades Angolanas no Exterior e Serviços Consulares.

 A cidade de Cantão, a terceira maior da China com mais de 14 milhões de habitantes, é um dos destinos mais frequentes de cidadãos angolanos que viajam para a China por motivos comerciais e estudos.