Portugal at Heart 2011

0
87
Portugal at Heart 2011

Portugal at Heart 2011Ao longo de 2010 o Consulado-Geral em Joanesburgo desenvolveu uma intensa actividade de promoção económica e cultural de Portugal, potenciada pela realização na África do Sul do Campeonato do Mundo de Futebol.

  Em 2011, pesem embora as conhecidas restrições orçamentais, é nosso firme propósito prosseguir na mesma via, desenvolvendo aqui acções que permitam a portu-gueses, luso-descendentes e sul-africanos melhor conhecer o Portugal do século XXI.
  Assim, já neste mês, com o patrocínio do Instituto Camões, iniciar-se-á no cinema The Bioscope (Joanesburgo) um ciclo de cinema português que tomará como tema a relação entre o cinema e a literatura. Ao longo de cinco meses – de Março a Julho próximo – serão pois exibidos cinco filmes inspirados em obras literárias de autores portugueses. A saber: “Singularidades de Uma Rapariga Loira”, “O Mistério da Estrada de Sintra”, “A Selva”, “O Delfim” e “A Costa dos Murmúrios”. Antes de cada projecção, a Leitora de Estudos Portugueses na WITS University, Drª. Ana Rocha, procederá a uma breve apresentação do filme a exibir, bem como do autor do livro que lhe serviu de base.

  Por outro lado, após o assinalável êxito da primeira participação portuguesa de sempre no festival da cidade de Joanesburgo ARTS ALIVE, com o memorável concerto de Katia Guerreiro em Setembro do ano passado, os organizadores daquele certame manifestaram o mais vivo interesse numa nova presença nacional na edição de 2011, cujos contornos exactos estão neste momento a ser equacionados. Esta passará no entanto, sem dúvida, por uma forte aposta nos novos talentos musicais portugueses e, nesse sentido, temos vindo a desenvolver diversos contactos.
  No mês de Outubro terá lugar na prestigiada Joburg Art Gallery uma exposição do jovem artista português Vasco Futscher Pereira. Esta exposição integrar-se-á num programa daquela instituição, denominado The Project Room, dirigido à promoção de talentos emergentes, em início de carreira, devendo, dentro dum espírito de diálogo entre culturas, integrar também obras de uma jovem artista sul-africana.

  Encontram-se ainda em fase embrionária diversos outros projectos, que esperamos se possam vir a concretizar até ao final do ano, dirigidos igualmente a uma maior divulgação da cultura portuguesa na África do Sul.

  Dando continuidade ao trabalho iniciado no ano passado, esperamos pois que 2011 possa reservar algumas agradáveis surpresas a todos aqueles que, desejosos de melhor conhecerem Portugal, acorram às iniciativas que aqui organizaremos no âmbito do Portugal at Heart.

Carlos Pereira Marques
Cônsul Geral