Pistas do Aeroporto do Maputo vão ser reabilitadas com financiamentos europeus

0
123
Pistas do Aeroporto do Maputo vão ser reabilitadas com financiamentos europeus

A empresa pública Aeroportos de Moçambique lançou um concurso público para a reabilitação e melhoramento das áreas de manobra do Aeroporto Internacional de Maputo, recentemente reconstruído e modernizado pela empresa chinesa Anhui Foreign Economic Construction Corporation (AFECC), escreve a Agência de Informação de Moçambique (AIM).

 Segundo a AIM o projecto será financiado pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) e Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), e acontece após a conclusão das obras de ampliação e modernização do terminal doméstico do Aeroporto Internacional de Maputo no ano passado.

 De acordo com o anúncio do concurso, as obras deste projecto compreenderão a reabilitação dos pavimentos da pista, construção de novos pavimentos e substituição da sinalização luminosa das áreas de manobra.

 O projecto inclui ainda a construção de uma nova linha de conduta de combustível de abastecimento de aeronaves para a plataforma de escoamento do terminal doméstico, obras de drenagem, formação em manutenção de obras civis, entre outros aspectos.

 Ambas obras são parte do projecto de ampliação e modernização do Aeroporto Internacional de Maputo, que também incluiu a construção dum novo terminal internacional, uma sala VIP e uma torre de controlo de tráfego aéreo.

 A ampliação e modernização do aeroporto internacional do Maputo custou cerca de 130 milhões de dólares.