Paula Caetano foi a Pretória visitar o Padre Lemos que permanece em repouso na Paróquia

0
59
Paula Caetano foi a Pretória visitar o Padre Lemos que permanece em repouso na Paróquia de Santa Maria

Para se inteirar do estado de saúde do Padre Miguel Lemos que, devido a uma queda esteve internado alguns dias em hospital de Joanesburgo, optou, para um período de repouso,  pelas instalações da Paróquia de Santa Maria, onde se encontra há mais de um mês, esteve na manhã da penúltima sexta-feira, 11 de Abril, naquele centro paroquial português de Pretória West, a presidente do Grupo Século, Paula Caetano, que pela amizade e grande consideração que tem por aquele sacerdote lhe foi manifestar a maior satisfação pelas suas rápidas melhoras.

 No decorrer do contacto com aquele sacerdote foram trocadas algumas impressões e abordadas certas passagens da vida que contribuíram para o bom relacionamento que continuam a manter.

 Paula Caetano ofereceu ao padre Miguel Lemos uma pequena escultura de Nossa Senhora, por quem tem grande devoção, da autoria do escultor italiano Guido Dettoni Della Grazia, denominada de “pomba da paz”, que nas cinco posições mostra, na primeira, a santa ajoelhada, na segunda a levar o cântaro à fonte, na terceira no estado de gravidez, na quarta com o Menino Jesus ao colo, e na quinta quando se transforma em pomba da paz, lembrança que o sacerdote muito agradeceu.

 Pelo pároco da Igreja de Santa Maria, Frei Gilberto Teixeira – que entretanto chegara do aeroporto de Joanesburgo, onde fora esperar a dra. Ana Maria Menezes, moçambicana procedente da Etiópia, onde é observadora das Na-ções Unidas para a Agricul-tura e Alimentação (FAO) – foi oferecido um chá na residência paroquial, onde no decorrer do convívio essa agrónoma radicada em Addis Ababa deu a conhecer as tarefas da sua missão.

Antes do seu regresso a Joanesburgo, Paula Caetano, acompanhada dos dois sacerdotes e da irmã religiosa Maria do Rosário, visitou o Centro de Dia S. Francisco de Assis, a funcionar na mesma Paróquia de Santa Maria dos Portugueses para acolhimento de idosos da comunidade, onde lhe foram mostrados em pormenor todas as dependências, cumprimentou e falou com a maior parte das utentes daquele lar da terceira idade,  deixando  uma palavra amiga e de solidariedade, de forma a encorajá-los a ultrapassar o problema da solidão, se bem que, pela maneira como se ajudam uns aos outros, convivem e são tratados, todos se sintam acarinhados.

Pelo que ficámos a saber nesta visita, a simpatia e consideração que Paula Caetano tem pelo Padre Miguel Lemos, que sempre respeitou e se habituou a ver nele uma figura da igreja, data do tempo em que aquele sacerdote, procedente de Moçambique, veio em para a África do Sul, em 1989, na altura para substituir o falecido Padre Manuel de Freitas, na Igreja de Santo António de Mayfair, onde até agora se manteve  e fez um bom trabalho pastoral.

 Recorda-se ainda e a provar o que de positivo o Padre Miguel Lemos tem feito à frente da paróquia de Santo António de Mayfair, o facto de por oca-sião do Dia de Portugal, em 2003, ter sido reconhecido com a Medalha de Mérito em Ouro das Comunidades, distinção que então lhe foi entregue pelo Secretário de Es-tado das Comunidades Portuguesas, José Cesário.