Paramount Trailers investiu 150 milhões de randes nas novas instalações

0
60
Empresários portugueses de sucesso: Paramount Trailers investiu 150 milhões de randes nas novas instalações

O comendador Fernando Marques, presidente do Conselho de Administração da Paramount Trailers, e o seu filho Warren Marques, administrador-geral da empresa, anunciaram na quinta-feira, dia 24 de Outubro, durante uma conferência de imprensa, a abertura oficial das novas instalações industriais e administrativas da companhia em Midvaal, que a capacitam para fabricar 250 atrelados por mês e a elevam ao grupo das maiores empresas do ramo na África do Sul. O investimento ronda os 150 milhões de randes.

  Este moderno complexo, com traçado arquitectónico funcional, foi construído num terreno com cerca de 75.000 metros quadrados inserido no Klipriver Business Park, em Midvaal. As duas unidades fabris ocupam uma área coberta de 28.000 metros quadados e o bloco administrativo, com dois pisos e dezenas de gabinetes, tem de área 3.000 metros quadrados.

  “Esta obra é o reflexo do nosso empenhamento em investir num sector industrial onde pretendemos atingir a liderança, fabricando atrelados com a mais elevada tecnologia e qualidade para os comercializar nos mais diversos mercados do continente africano” – afirmou na quinta-feira o CEO da Paramount Trailers, comendador Fernando Marques.

  De raiz familiar, esta empresa teve o seu início em 1997 na zona industrial de Alrode, no sul de Joanes-burgo, e ali se manteve durante os últimos 16 anos. Naquele local foi adquirindo, à volta da unidade fabril inicial, mais instalações contíguas que lhe permitiram responder ao crescimento da empresa. Por fim, eram já seis as fábricas pelas quais estavam espalhados os diversos departamentos de produção, o que dificultava a eficiência do controlo e da gestão.

  Assim, em 2011, ano da mudança de imagem e de logotipo, a Administração da Paramount Trailers tomou a decisão de adquirir um terreno no Klipriver Business Park, onde pudesse construir novas instalações e efectuar o redimensionamento da empresa para os desafios do futuro.

  Este passo foi assim justificado por Warren Mar-ques, MD da Paramount Trailers, onde ingressou em 2004 para em 2008 assumir as funções de admi-nistrador-geral: “O crescimento espectacular da nos-sa empresa ultrapassou a capacidade de espaço de que dispunhamos e tornou-se necessário construir instalações mais amplas”, adiantando que “as novas instalações dão-nos a capacidade de não só aumentarmos de forma significativa o número de atrelados que podemos fabricar mensalmente como também operarmos de forma mais eficiente”.

  Com esta mudança de Alrode South para Midvaal, onde as obras ficaram concluídas no passado mês de Agosto, a Paramount Trailers desenvolveu uma nova unidade de fabrico de peças e adquiriu novas câmaras de pintura, pontes rolantes e equipamento de produção, algum dele na área do laser e da robótica, que lhe permitem conceber e fabricar o que de mais moderno existe na vasta gama de atrelados e de tanques para o transporte de cargas agrícolas sólidas, num total de 15 tipos diferentes de veículos. Em estudo, encontra-se o fabrico de um protótipo de atrelado misto, que associe o transporte simultâneo de cargas sólidas e líquidas.

 Já este mês, a Paramount criou mais uma empresa, esta para comercialização de camiões e atrelados em 2.ª mão.

  Empresário de sucesso, Fernando Marques está determinado a manter como imperativo da sua administração, independentemente do grau de crescimento da empresa, um relacionamento personalizado com todos os seus clientes.

  “A nossa reputação no mercado e o sucesso co-mercial que alcançámos devem-se não só à qualida-de dos atrelados que fabricamos como ainda à excelente relação que mantemos com os nossos clientes” – afirmou o CEO da Paramount Trailers.

  E as previsões de crescimento estão a concretizar-se. A fábrica está cheia e a produção não pára.

  Acompanhando a mudança de instalações, com o aumento da capacidade e eficiência de fabrico, a Paramount Trailers está a registar um significativo acréscimo de encomendas tanto da parte do mercado interno como do mercado externo.

Para responder a esta procura, a empresa teve já que aumentar, nos últimos quatro meses, os seus quadros de pessoal em 41%, com a admissão de operários especializados, pessoal administrativo, técnicos de promoção e vendas, engenheiros e desenhadores altamente qualificados, para reforçar os respectivos departamentos. Ao todo, são já 300 empregados.

“Entrámos já na 1.ª Divisão da indústria de atrelados” – disse o comendador Fernando Marques à comunicação social, tendo acrescentado que “estamos orgulhosos das metas que conseguimos atingir em menos de duas décadas. Agora, o nosso objectivo para os próximos anos é aumentar a presença da nossa produção e da nossa marca não só nas estradas da África do Sul como em todos os países membros da Southern African Development Corporation”.