OPEC mantém quotas de produção nos 25 milhões de barris por dia

0
95
OPEC

OPECOs ministros do Petróleo dos países da OPEC, reunidos sábado em Quito, mantiveram inalteradas as metas de produção de crude nos 25 milhões de barris por dia, considerando que este nível acompanha o ritmo da recuperação económica global.

 A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEC, na sigla em inglês) é responsável por 40 por cento do petróleo produzido a nível mundial e decidiu manter a quota que vigora desde Dezembro de 2008.
 O presidente da entidade, Wilson Pastor, disse aos jornalistas que a reunião dos ministros durou cerca de 90 minutos, tendo sido possível alcançar um acordo que, de resto, já era aguardado pelo mercado.

 A OPEC é constituída por 12 membros (Argélia, Angola, Equador, Irão, Iraque, Kuwait, Líbia, Nigéria, Qatar, Arábia Saudita, Emiratos Árabes Unidos e Venezuela), estando a próxima reunião de ministros agendada para Junho do próximo ano.
 Antes da reunião ter início, o ministro do Petróleo saudita, Ali al-Naimi, comentou que a oferta e a procura de petróleo estão equilibradas e que o barril “entre os 70 dólares e os 80 dólares é um bom preço”.

 Em Nova Iorque os futuros do crude são negociados próximos dos 88 dólares e em Londres um pouco acima desse valor.
Já o ministro da Energia e do Petróleo venezuelano, Rafael Ramirez, disse no final do encontro que a barreira de preço de 100 dólares por barril é “justa” e que espera que esse nível seja atingido no próximo ano.