Oeiras aprova orçamento no valor de 154,7 milhões de euros para 2019

0
127

 A Câmara de Oeiras, no distrito de Lisboa, aprovou o orçamento municipal para 2019, num valor 154,7 milhões de euros, representando um crescimento de 2,2% em relação ao orçamento deste ano, anunciou a autarquia.

 Segundo o executivo, a prioridade será para a educação, ambiente e sustentabilidade, coesão social, mobilidade e cultura, assente no princípio de “um novo ciclo de desenvolvimento”.

 A área da educação, uma das prioridades do executivo liderado por Isaltino Morais, tem orçamentados 11,59 milhões de euros, “distribuídos pela rede educativa e equipamentos escolares, rede escolar, oportunidades educativas iguais para todos e pelo plano de inovação e tecnologia das escolas”.

 Na área da habitação e coesão social, o executivo dará prioridade a “mais e melhor habitação, desenvolvimento comunitário e responsabilidade social corporativa.

 Com o objectivo de alcançar um “concelho limpo, com eficiência energética e um território requalificado”, o executivo inscreveu no orçamento 15,62 milhões de euros para a valorização e gestão sustentável do território e ainda 12,94 milhões para a qualidade de vida e ambiente sustentável.

 Segundo o executivo, para “tornar Oeiras Capital Europeia da Cultura em 2027” serão destinados, já em 2019, 3,83 milhões de euros à cultura no concelho.

 “O orçamento municipal reparte-se em duas tipologias: receita e despesa, e estas por natureza, capital e corrente. Do valor orçamental, estima-se que 98,1% tenha origem em receita corrente e 1,9% em receita de capital, valores que resultam numa variação positiva face a 2018. Quanto à despesa, representa 74% a nível corrente e 26% a nível capital”, esclarece o município em comunicado.

 O orçamento para 2019 foi aprovado em reunião de câmara extraordinária, com os votos favoráveis do INOVAR – Oeiras de Volta (IN-OV), Independentes Oeiras Mais à Frente (IOMAF) e Partido Social Democrata (PSD), e os votos contra do Partido So-cialista (PS) e da Coligação Democrática Unitária (CDU).