O Século de Joanesburgo recorda 50 anos de história da Comunidade Portuguesa da África do Sul

0
78
O Século de Joanesburgo recorda 50 anos de história da Comunidade Portuguesa da África do Sul

Fundado em Junho de 1963, O Século de Joanesburgo concentra nas suas edições, ao longo de mais de 50 anos de publicação, os grandes acontecimentos que são a his-tória da Comunidade Portuguesa da África do Sul.

  Trazer agora a público esse verdadeiro tesouro documental – precisamente a partir de um momento em que na África do Sul se comemora o mês da Herança Cultural – significa dar dimensão ao contributo da nossa Comunidade para o desenvolvimento deste País, constituindo o projecto, ainda, motivo de recordação para aqueles que viveram esses acontecimentos e uma novidade para quem desconhece a história desta importante comunidade da diáspora portuguesa.

  Meses de pesquisa nos arquivos do nosso jornal, num investimento muito significativo, re-sultaram num trabalho de compilação que está pronto para ser publicado. Sê-lo-á, numa série de 10 suplementos especiais, a partir de hoje, dia 29 de Setembro, com uma periodicidade que, em princípio, será quinzenal.

  O de hoje, o 1.º Caderno, tem 132 páginas e diz respeito ao período de 1963 a 1969, ano em que O Século de Joanesburgo passou de publicação mensal a semanal.

  Os suplementos especiais, que incluem um capítulo de efemérides e uma secção com a reprodução das respectivas páginas, fazem parte da edição em que são inseridos e não podem ser vendidos separadamente.