O governo de Moçambique aprovou os novos salários mínimos a praticar por cada sector e subsector de actividade, com aumentos que variam de 4% a 13% e entrada em vigor dia 1 de Abril, anunciou em Maputo a ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social.
No final da reunião do Con-selho de Ministros, Vitória Dio-go disse que o salário mínimo respeitante ao sector da agricultura, caça e silvicultura te-ve um aumento de 5,74% para 3183 meticais ou 87,4 dólares à taxa de câmbio actual (cerca de 36,4 meticais por cada dólar).
O salário mínimo relativo ao subsector de microfinanças, micro-seguros e outras actividades auxiliares de intermediação financeira, aumentou 7,72% para 7800 meticais e o relativo ao subsector da ban-ca e companhias de seguros passou para 7050 meticais, um aumento de 7,84%.
O governo aprovou ainda salários mínimos para os sectores da pesca, extracção de minerais, indústria transformadora, produção, distribui-ção de electricidade, gás e água, construção civil e serviços não-financeiros para valo-res compreendidos entre 3 mil meticais (+5.0%) no subsector da pesca da capenta e 5643 meticais (+5,48%), no subsector grandes empresas do sector de extracção de minerais.
A ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social disse ainda que os salários mínimos dos trabalhadores da administração pública, defesa e segurança serão submetidos directamente ao Conse-lho de Ministros e serão aprovados em Abril.