Novo parque eólico com sensores especiais para as aves inaugurado em Lagos

0
173
Novo parque eólico

Novo parque eólicoUm novo parque eólico cujos aerogeradores de produção de energia tem sensores especiais para parar ao pressentirem movimento de aves foi inaugurado em Lagos, Algarve, com a presença do ministro da Economia, Inovação e Desenvolvimento.

 O parque eólico de Barão de São João, um investimento espanhol e considerado o maior da região sul de Portugal, foi inaugurado com a presença do ministro Vieira da Silva, e do secretário de Estado da Energia, Carlos Zorrinho.
 Durante a inauguração do parque eólico, a empresa espanhola “E.ON” procedeu a uma demonstração do inovador sistema de “detecção e monitorização de aves” em que o objetivo é salvaguardar a “biodiversidade do entorno daquele parque que vai produzir energia limpa através da força dos ventos.

 O Parque Eólico do Barão de São João conta com a instalação de 25 aerogeradores, dispostos ao longo das cumeadas de Barão de São João e da Charrascosa, na costa sudoeste no concelho de Lagos, e prevê-se que produza por ano, aproximadamente, 153 Gigawatts por hora (GWH), o que equivale aproximadamente a um consumo energético de 200 mil habitações.
 A STRIX – uma empresa de prestação de serviços nas áreas do Ambiente, Energias renováveis e Sistemas de informação – foi a responsável pelo Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do projecto do “Parque Eólico do Barão de São João”.