Nova cônsul-geral de Portugal em Joanesburgo saúda Comunidade por ocasião da Quadra Festiva

0
191

  É com enorme satisfação que me dirijo à Comunidade Portuguesa da área de jurisdição do Consulado-geral de Joanesburgo e transmito, nesta quadra festiva, uma especial saudação e mensagem natalícia.

  O Natal é por tradição uma festa de solidariedade entre todos, quadra especialmente passada em família e na companhia de amigos, e onde procuramos aprofundar os valores da paz, amizade e apoio em relação aos mais carenciados.

  A Comunidade Portuguesa aqui radicada ao mesmo tempo que continua a cultivar e partilhar as tradições portuguesas no seu Natal, solidário e em família, apresenta também tradições tipicamente sul-africanas nesta celebração, que de-senvolveu paralelamente e em harmonia, com o seu legado português de entreajuda comunitária.

  O ano que está prestes a terminar tem sido, sem dúvida, excecional e atípico, dominado por um duro contexto de pandemia, que, no entanto, deixou também comprovada a coragem e o sentido de solidariedade e entreajuda da Comunidade Portuguesa em relação aos mais carenciados e vulneráveis, não só dentro como fora desta Comunidade.

  Saúdo assim, em particular, o movimento associativo da comunidade, bem como empresários e compatriotas ativos nesta sociedade civil, que souberam responder com prontidão e espírito solidário às necessidades da população portuguesa e sul-africana que atravessa momentos difíceis na atual crise económica e social neste país.

  Desejando que no próximo ano possa partilhar com a comunidade portuguesa ocasiões festivas que assinalem a presença de Portugal neste país e celebrem os fortes laços que nos unem à África do Sul, é com renovada consideração e apreço que saúdo e desejo boas festas a todos os portugueses e luso-descendentes e que o ano 2021 seja melhor para todos nós.

A cônsul-geral de Portugal em Joanesburgo

Graça Araújo Fonseca