Nossa Senhora da Graça voltou a ser festejada na Igreja de Santa Maria, em Pretória West

0
58
Nossa Senhora da Graça

Nossa Senhora da GraçaIniciada com missa solene pelas 11h00, eucaristia celebrada por Frei Gilberto Teixeira regressado escassos dias antes do período de férias que gozou em Portugal.

Auxiliado pelos colegas, Manuel Carlos Nhaquila, José Macieira a exercer o sacerdócio no St. Bona Ventura College (Centro Internacional de Filosofia para Franciscanos), da capital da Zâmbia, e Pedro Zitha, este prestes a seguir para Roma, (onde nos próximos três anos frequentará o curso de especialização em liturgia), seguida de procissão, teve lugar no penúltimo domingo, 23 de Agosto, na igreja de Santa Maria dos Portugueses, em Pretoria West, a festa em honra de Nossa Senhora da Graça, de que foram festeiros Manuel Teixeira do (Tex Farms), e sua família.

Finda a celebração religiosa, os festejos prosseguiram no salão de festas da paróquia, onde foi servido o almoço de convívio às cerca de trezentas presenças, após o que ali actuaram, em variedades Gina Martins que foi vocalista do ex-conjunto musical “Café Latino”, e o sul-africano Lance James em música country, com o arraial animado pela discoteca Sounds GR.8, onde a tarde dançante registou boa animação.

Os agradecimentos em nome dos festeiros, a todos qua tos de qualquer maneira colaboraram nos festejos, com destaque para os sacerdotes, a cargo de quem estiveram os actos religiosos, a Ana Maria Guedes responsável pelos serviços de cozinha, senhoras que serviram às mesas, e a quem trabalhou no bar, artistas que ali actuaram e órgãos de comunicação social, foram na ausência do presidente do conselho paroquial desta igreja de Santa Maria, Ivo de Sousa, – nesse dia a acompanhar como componente, o rancho folclórico da Casa Social da Madeira, ao festival de folclore realizado em Klerksdorp – , dirigidos pelo vice-presidente desse mesmo conselho, António Correia de Freitas, que além de proceder ao leilão de alguns artigos, conduziu todas as actividades relacionadas com as festividades.

Nas palavras que ali dirigiu, António de Freitas apelou à colaboração de todos, sublinhando que todo o cêntimo conseguido seria bem vindo para ajudar os encargos da paróquia, onde como é do conhecimento geral funcionam a Creche Imaculada Conceição para crianças, e o lar de terceira ida e S. Francisco de Assis para idosos da comunidade, com vários dos seus residentes ali sentados na mesa que habitualmente lhes é destinada em dias de festejos, interrogando se no amanhã é qualquer de nós, isto referindo-se aos que o ouviam, a ocupar esses lugares, daí a frase de verdadeiro sentido e sempre actualizada, “hoje por ti, amanhã por mim”.

Depois de leiloados também os dois bilhetes para o espectáculo do “Starlight”, a ter lugar a 17 e 18 de Outubro, no Theatre of Marcellus – Emperors Palace, oferecidos pela VIDISCO, de Phyllis de Gouveia, e adquiridos por Manuel Coelho, foram anunciados para festeiros de Nossa Senhora das Neves, que no próximo ano substituirá esta da Senhora da Graça, os nomes de Tony dos Reis, Manuel de Freitas e Johnny dos Reis, sendo por António de Freitas pedido voluntários para a organização das próximas festas nesta igreja de Santa Maria, S. Francisco de Assis a 4 de Outubro, e Imaculada Conceição a 6 de Dezembro, esta ultimamente a cargo de festeiros jovens. tradição que seri  bom continuar a ser seguida.