Nomeação de Vítor Constâncio para a vice-presidência do Banco Central

0
67
José Sócrates

José SócratesO primeiro ministro, José Sócrates, felicitou Vítor Constâncio pela sua nomeação para a vice-presidência do Banco Central Europeu (BCE), considerando tratar-se de “um êxito” da diplomacia nacional.

 Os ministros das Finanças da Zona Euro escolheram, em Bruxelas, Vítor Constâncio para ocupar o lugar de vice-presidente do BCE a partir de 1 de Junho.

 O até agora governador do Banco de Portugal foi escolhido numa eleição em que concorria contra o governador do Banco Central do Luxemburgo, Yves Mersch, e o director do Banco Central da Bélgica, Peter Praet.

 “Para além de consagrar o reconhecimento internacional da carreira profissional do dr. Vítor Constâncio, a presente nomeação é simultaneamente importante para Portugal e para o prestígio das nossas entidades de supervisão financeira, constituindo também mais um êxito da nossa diplomacia internacional”, refere a nota do gabinete do primeiro ministro.

Cavaco congratula-se com nomeação de Vítor Constâncio para vice presidente do Banco Central Europeu

 O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, congratula-se com a nomeação de Vítor Constâncio para o cargo de vice-presidente do Banco Central Europeu, segundo uma nota da presidência da República.
 A nota refere que Cavaco Sil-va “manifesta a convicção de que a experiência e as qualidades pessoais de Vítor Constâncio muito contribuirão para a prossecução” do processo da integração europeia, que é “garantia da melhoria do bem-estar e da prosperidade de todos os europeus”.
 O Presidente da República “considera que os importantes desafios que se colocam à União Europeia, designadamente à União Económica e Monetária, exigem uma resposta conjunta e determinada, que não deixe dúvidas quanto ao empenho de todos no continuado sucesso do processo de integração europeia”, diz o documento.

Constâncio foi eleito para cargo que “honra Portugal” – Durão Barroso

 O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, felicitou Vítor Constâncio pela eleição para a vice-presidência do Banco Central Europeu (BCE), referindo ser um cargo “que honra Portugal”.
 José Manuel Durão Barroso enviou a Constâncio “uma mensagem pessoal”, em que lhe manifestou os “votos sinceros de parabéns”, considerando ter sido escolhido para “um lugar que honra Portugal”, disse fonte comunitária.
 O presidente da Comissão Europeia desejou ainda a Constâncio que tenha “êxito no seu mandato”, que começa a 1 de Junho próximo.
 O Parlamento Europeu deverá sancionar a nomeação de Constâncio na próxima sessão plenária e a última etapa é a confirmação pelos chefes de Estado e de Governo da UE na cimeira do próximo mês.

PSD congratula-se com nomeação de Vítor Constâncio e espera que Governo escolha sucessor que prestigie o Banco de Portugal

 O PSD congratulou-se com a escolha de Vítor Constâncio para vice-governador do Banco Central Europeu e espera que o Governo nomeie um sucessor no cargo de governa-dor do Banco de Portugal que “prestigie” a instituição.
 Comentando esta eleição, o vice-presidente da bancada do PSD disse que “é mais um cargo internacional de prestígio para o qual uma personalidade portuguesa é eleita”, lembrando outras nomeações como a de Durão Barroso, na Comissão Europeia e de António Guterres, no Alto-Comissariado para os Refugiados das Nações Unidas (ONU).

 Miguel Frasquilho sublinhou que são cargos que “prestigiam Portugal” e aproveitou para, em nome do PSD, desejar as “maiores felicidades” a Vítor Constâncio nas suas novas funções.
 O deputado do PSD não quis apontar nomes para sucederem a Constâncio, justificando que “não compete ao PSD referir nomes para o cargo de governador do Banco de Portugal”.

 “Nós confiamos e esperamos que o Governo atenderá ao interesse nacional e ao prestígio que tem de ter o Banco de Portugal para nomear uma pessoa com o perfil adequado para as funções”, sustentou.

Por outro lado, acrescentou, “não é um processo que tenha de se resolver nesta semana ou na próxima”, uma vez que Vítor Constâncio se manterá em funções até final de Maio.