Nasceu em Goa e canta Fado com classe

0
655

Nádia Rebelo, aspirante fadista de Goa, está preparada para marcar presença num concurso internacional de fado que terá lugar em Portugal.

  “O melhor de tudo isto é que sou a única goesa e indiana a participar na competição e a única não portuguesa. Isso me dá vontade de ganhar ainda mais a competição”, diz Nádia Rebelo.

  Ela canta a Ave Maria Fadista – uma canção que evoca a bênção de Madre Maria sobre os fadistas e os músicos.

  Começou a cantar aos 11 anos em pequenos concursos em Goa, e desde então ganhou o amor pela música portuguesa e principalmente pelo fado.

  “Desde então tenho cantado fado tanto quanto possível e em várias casas portuguesas, assim como lancei um CD com ‘covers’ de diversos fados e tento alargar os meus horizontes. Fui incentivada a participar neste concurso pelo meu professor Delfim Correia da Silva, que sempre me apoiou no meu percurso de artista”.

  É acompanhada por Franz Schubert Cotta na guitarra portuguesa e Siddharth Cota na viola do fado. O vídeo do concurso foi filmado na sala de orações do Casarão Figueiredo, casa património de Loutulim.

 

* BIOGRAFIA

 

  Nádia Rebelo é natural de Goa (Índia), canta em estilos que vão do pop ao jazz. Apaixonou-se pelo fado português e ganhou vários prémios em concursos como o Vem Cantar (Concurso de Canção Portuguesa) e o Concurso do Fado.

  Nádia apresenta-se na Noite de Fado que decorre regularmente no Restaurante Alfama da cidade de Goa Beach Resort, bem como noutros locais populares em Goa.

  Foi convidada a actuar no Dia Mundial de Goa no Porto em 2014, o que lhe deu a oportunidade de cantar em várias Casas de Fado em Portugal. Nadia também se apresentou ao lado do famoso fadista português Marco Rodrigues no Monte Music Festival em 2013.

  Lançou o seu primeiro álbum intitulado ‘Fado Português’ em Outubro de 2015 pelas mãos do cônsul-geral de Portugal em Goa, Rui Carvalho Baceira. Este álbum foi produzido por Vera Rebelo e a música inclui Guitarra Portuguesa, Viola de Fado e Tambor tocada por Franz Schubert Cotta.

  Canta bem o hino nacional português. Actuou na embaixada de Portugal de Delhi durante a visita do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa à ìndia, nos fins do ano passado.