Namíbia quer contratar professores universitários portugueses

0
42
Namíbia quer contratar professores universitários portugueses

A Namíbia está interessada na contratação de professores portugueses para diversas áreas científicas da sua universidade nacional, tendo contactado nesse sentido o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), revelou fonte académica.

 O interesse na contratação de professores portugueses por parte da Namíbia surge na sequência do plano de expansão dos programas de doutoramento e mestrado da sua universidade nacional (UNAM) e foi transmitido em recente visita a Portugal da embaixadora daquele país em Paris, Nangula Frieda Ithete.

 A Universidade da Namíbia tem vagas em aberto, quer para leccionar, quer para orientar mestrados e doutoramentos nas áreas das Ciências, Engenharia, Informática, Geologia, Medicina, Agricultura e Pescas e Recursos Naturais.

 Aquela instituição académica dispõe-se a celebrar por um período de três anos, renovável, e oferece, além do vencimento conforme o tipo de vaga a preencher, subsídios de alojamento, transporte e assistência médica, bem como um montante de auxílio à instalação e à passagem aérea de regresso.

 A maior parte dos lugares são para leccionar na capital, Windhoek, havendo ainda vagas nos campus universitários de Ongwediva e de Ogongo, consoante as áreas científicas.

 O interesse pela contratação de professores portugueses por parte da Namíbia, país que faz fronteira com Angola e com a África do Sul, havia já sido manifestado pelo vice-ministro da Educação da Namíbia, aquando da sua visita a Portugal em Maio de 2012.