Museu Berardo comemora dois anos

0
79
Museu Berardo comemora dois anos

Museu Berardo comemora dois anosUma festa de 24 horas com performances, dança e actuações de Dj´s assinalou o segundo aniversário do Museu Colecção Berardo, de quarta para quinta-feira, integrada na programação oficial de encerramento das Festas de Lisboa.

O museu – inaugurado no Centro Cultural de Belém, fez dia 25 de Junho último dois anos, com parte da colecção de arte do empresário Joe Berardo – assinalou a data com um programa que se prolongou pela noite dentro. Com uma selecção das 862 integradas no acordo de comodato (empréstimo) estabelecido entre o Governo, através do Ministério da Cultura, e Joe Berardo, o Museu Colecção Berardo recebeu mais de um milhão de visitas em dois anos, segundo dados fornecidos pela entidade à Lusa. 

Nesse período realizou um total de 21 exposições e fez 128 empréstimos de obras de arte do acervo para instituições culturais e museológicas de 11 cidades em cinco países europeus, no Brasil e nos Estados Unidos da América. A exposição que inaugurou o museu, em 2007, baseada na Colecção Berardo, liderou as cinco mais visitadas neste período, com 459 mil entradas, seguindo-se a realizada em Paris também com base na colecção do empresário Joe Berardo, com 251 mil.

Seguiu-se a exposição permanente encerrada já este ano, intitulada “ ão te posso ver nem pintado”, com 136 mil visitas, depois a grande exposição dedicada ao arquitecto Le Corbusier, com quase 80 mil e a mostra dedicada ao artista Peter Kogler, com 55 mil. O serviço educativo do museu recebeu um total de 100 mil crianças em visitas guiadas, ateliers e oficinas de férias. Globalmente avaliada em 316 milhões de euros pela leiloeira inglesa Christie´s em 2006, a colecção pode ainda ser comprada por este preço pelo Estado português até 2016. Picasso, Bacon, Balthus, Andy Warhol, alguns artistas com grande cotação a nível internacional, e também portugueses como Paula Rego, Vieira da Silva, Helena Almeida, Joana Vasconcelos, Pedro Cabrita Reis, Jorge Molder e Ângelo de Sousa são alguns dos criadores representados na Colecção Berardo.