Mossel Bay celebra Festival Bartolomeu Dias com participação do Grupo Folclórico Português da Cidade

0
61
Mossel Bay celebra Festival Bartolomeu Dias com participação do Grupo Folclórico Português da Cidade do Cabo

À semelhança dos anos anteriores teve lugar, em Mossel Bay, o Festival Bartolomeu Dias, que homenageia aquele navegador português e onde se en-contra a réplica da caravela portuguesa.

 O evento contou com a presença do Cônsul-Geral na Cidade do Ca-bo, dr. Jorge da Fonseca que se deslocou a Mossel Bay a convite da Executive Mayor, Alder-lay Marie Ferreira. As comemorações que duraram três dias  envolveram diversas manifestações culturais e desportivas, com o objetivo de reforçar a di-mensão multicultural e interétnica.

  O Cônsul-Geral fez-se acompanhar do Grupo Folclórico Português da Cidade do Cabo, cujas actuações se revelaram de grande sucesso e com forte acolhimento por parte do público.

 Na sua intervenção e em entrevista à rádio SABC,  o Cônsul-Geral sublinhou a relevância que assumem os laços históricos Portugal-RAS no actual contexto de globalização e “mundialização” do comércio internacional, considerando que a abertura da rota marítima  do Ocea-no Índico constituiu o primeiro passo que mar-ca as sociedades modernas, ao proporcionar encontros continuados entre Ocidente e Oriente de enorme significado para a Humanidade. Concluindo, referiu estar-se  não só a celebrar a diversidade cultural de um passado comum mas também um futuro a partilhar entre os po-vos europeus, africanos e asiáticos.