Morreu o antigo Presidente da República Mário Soares

0
58
Morreu o antigo Presidente da República Mário Soares

O diálogo e trabalho em rede das várias gerações de portugueses residentes no estrangeiro é o principal objectivo do regulamento de apoio ao movimento associativo, que deverá sair no início de 2017 em Diário da República, disse fonte governamental.

 Em declarações aos jornalistas no final do IV Encontro Anual do Conselho da Diáspora Portuguesa, que reuniu em Cascais dezenas de portugueses residentes no estrangeiro com papéis de relevo em áreas como a economia, a cultura, a ciência ou a cidadania, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, anunciou que o novo regulamento sairá "no princípio do ano".

 "Na revisão do regulamento de apoio ao movimento associativo, colocamos como pri-meira e mais importante prioridade o apoio ao trabalho de identificação e de trabalho em zação feita pelo hospital sobre o seu estado de saúde, Mário Soares continuava em "coma profundo", mas "estável e com parâmetros vitais normais".

 Mário Soares desempenhou os mais altos cargos no País e a sua vida – conforme refere a agência Lusa – confunde-se com a própria história da democracia portuguesa: combateu a ditadura, foi fundador do PS e Presidente da República.

 Nascido a 7 de dezembro de 1924, em Lisboa, Mário Alberto Nobre Lopes Soares foi fundador e primeiro líder do PS, e ministro dos Negócios Estrangeiros após a revolução do 25 de Abril de 1974.  Primeiro-ministro entre 1976 e 1978 e entre 1983 e 1985, foi Soares a pedir a adesão à então Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1977, e a assinar o respectivo tratado, em 1985. Em 1986, ganhou as eleições presidenciais e foi Presidente da República durante dois mandatos, até 1996.