Moçambique é 3.º maior produtor de carvão vegetal em África

0
256
Moçambique é 3.º maior produtor de carvão vegetal em África

Moçambique é o terceiro maior produtor de carvão vegetal em África, consumindo para essa produção cerca de 17 milhões de metros cúbicos de madeira por ano, de acordo com um estudo do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IAM).

 No estudo sobre a cadeia de valor de carvão vegetal na região sul de Moçambique, da autoria da investigadora Rosalina Chavana, afirma-se que à frente de Moçambique encontram-se apenas a Nigéria e a Etiópia.

 No documento citado pelo jornal moçambicano Correio da Manhã, que contém ainda uma análise dos 10 maiores produtores mundiais de carvão vegetal, sete dos quais são africanos, afirma-se ainda que nos últimos anos têm-se assistido a um crescimento acelerado do consumo de carvão vegetal, situação que se deve à expansão da urbanização e crescimento económico daqueles países africanos.

 A investigadora, que efectuou o estudo em parceria com a Universidade Estadual do Michigan, dos Estados Unidos da América, concluiu que “a produção de carvão vegetal em Moçambique é um dos principais factores que causam o desmatamento de florestas no país”, sendo que a madeira extraída para a sua produção tem um valor anual próximo de 700 milhões de dólares/ano.

O jornal refere que mais de 70% dos moçambicanos dependem de carvão vegetal para suprir as suas necessidades energéticas e para confeccionar alimentos, de acordo com dados governamentais.