Moçambique com reservas sobre o exterior equivalentes a 4,5 meses de importações

0
102
Moçambique com reservas sobre o exterior equivalentes a 4,5 meses de importações

As reservas internacionais líquidas de Moçambique aumentaram 4,0 milhões de dólares para 3243,8 milhões de dólares no final de Agosto, de acordo com informação divulgada pelo Banco de Moçambique.

 O banco central moçambicano informou ainda que o montante registado no final do mês passado é equivalente a 4,5 meses de importações de bens e serviços, excluindo as transacções comerciais relacionadas com grandes projectos.

 O comportamento das reservas internacionais líquidas é explicado, essencialmente, pela entrada de divisas a favor de projectos diversos do Estado, num total de 13,4 milhões de dólares e pelos aprovisionamentos efectuado pelos bancos comerciais no montante de 13,6 milhões de dólares.

 Estas entradas foram amortecidas pelas vendas de divisas efectuadas pelo Banco de Moçambique no Mercado Cambial Interbancário no valor de 13,7 milhões de dólares, pagamento do serviço da dívida externa no montante de 16,7 milhões de dólares e perdas cambiais potenciais no valor de 6,7 milhões de dólares.