Moçambique com previsão de crescimento económico de 8% para 2014

0
42
Moçambique com previsão de crescimento económico de 8% para 2014

A economia de Moçambique deverá crescer 8% de acordo com a previsão constante da proposta de lei de Orçamento Geral do Estado aprovado pelo governo, informou em Maputo o porta-voz do Conselho de Ministros, Alberto Nkutumula.

 A ser submetida à Assembleia da República juntamente com o Plano Económico e Social, a proposta de lei foi elaborada na base de uma taxa de inflação de 5,6%, além do crescimento económico de 8%, devendo as exportações atingir o montante de 4774 milhões de dólares.

 O porta-voz adiantou que a proposta está centrada na manutenção da estabilidade macro-económica, através de uma maior coordenação entre as políticas fiscal, monetária e cambial, como forma de manter a estabilidade do metical e no financiamento do desenvolvimento social e económico, com prioridade para os sectores da educação, saúde, água, agricultura e infra-estruturas.

 À saída da reunião, o ministro da Planificação e Desenvolvi-mento, Aiuba Cuereneia, confirmou a encomenda de 30 embarcações ao estaleiro francês Constructions Mécaniques de Normandie (CMN), de Cherburgo, pela soma de 300 milhões de euros.

 Há dias, o proprietário da CMN, Iskandar Safa, informou serem estas 30 embarcações – 24 traineiras, três barcos-patrulha de 32 metros e

outros três de 42 metros – parte de um um contrato que o grupo Safa assinou com Moçambique, que inclui um número igual de navios a se-rem construídos nos estaleiros da Alemanha e do Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos.