Moçambicano Murade Murargy será o novo secretário executivo da CPLP

0
35
Moçambicano Murade Murargy será o novo secretário executivo da CPLP

O próximo secretário-executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa será o actual embaixador de Moçambique em Brasília, Murade Murargy, disse fonte da CPLP, sem adiantar mais pormenores.

 Murade Isaac Miguigy Murargy, 65 anos, sucede ao guineense Domingos Simões Pereira, que assumiu o cargo de secretário-executivo nos últimos quatro anos.
 Embaixador de carreira diplomática no Brasil desde 2005, Murargy foi durante 10 anos secretário-geral da Presidência da República de Moçambique, com estatuto de ministro de Estado, lê-se no ‘site’ do consulado moçambicano em Brasília.
 Pai de cinco filhos, é bacharel licenciado em Direito pela Faculdade Clássica de Lisboa, tendo ingressado em 1976 no Ministério moçambicano dos Negócios Estrangeiros, onde foi conselheiro jurídico no Gabinete de Estudos, Planificação e Informações até 1980.
 Entre esse ano e 1985 assumiu os cargos de director para assuntos jurídicos, director nacional de protocolo e director das Organizações Internacionais e Conferências.
 Desde então, foi embaixador extraordinário e plenipotenciário em França e não-residente na Alemanha, Suíça, Tunísia, Gabão, Mali, Costa do Marfim, Senegal, Irão e Palestina. Foi também delegado permanente junto a UNESCO, em Paris.
 Entre outras condecorações, foi distinguido com a Grã Cruz da Ordem do Mérito de Portugal em 1996.
 Moçambique vai assumir a presidência rotativa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) no dia 20, após dois anos de liderança angolana.
 Ao contrário do habitual, e por razões de ordem alfabética, será também a vez de um moçambicano exercer o cargo de secretário-executivo, segundo explicou recentemente o actual titular do cargo, Domingos Simões Pereira.