Missão empresarial moçambicana participou em Portugal na conferência económica

0
67
Missão empresarial moçambicana

Missão empresarial moçambicana Uma missão empresarial moçambicana participou na conferência económica “Investir em Moçambique para 250 milhões de consumidores na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral”, nas instalações da Feira Internacional de Lisboa.

 A delegação, chefiada pelo presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (Cta), Salimo Abdula, era composta por representantes de 25 empresas moçambicanas e participou igualmente no “Portugal Exportador 2010”, inaugurando novos escritórios da Câmara de Comércio Moçambique-Portugal, em Lisboa, e ainda efectuou visitas aos grupos Soven e Compal e ao Mercado Abastecedor de Lisboa.
 Há cinco anos, o apoio de Portugal a Moçambique estava avaliado em cerca de 281 milhões de euros, estimando-se hoje que esse valor tenha crescido 16 vezes para 4,5 mil milhões de euros, de acordo com declarações recentes de Carlos Costa Pina, secretário do Estado do Tesouro e das Finanças de Portugal.

 A passagem do controlo accionista da Hidroeléctrica de Cabora Bassa do Estado português para o moçambicano foi um dos elementos que contribuiu para a atracção do empresariado português a Moçambique pois, com a me-lhoria das relações diplomáticas, surgiram mais negócios.
 É neste contexto que a Câmara de Comércio Moçambique-Portugal (CCMP) realizou mais uma conferência, a segunda desde que foi fundada, tendo a primeira ocorrida paralelamente à Feira Internacional de Maputo, aproveitando a presença de vários empresários portugueses no evento.