Missão do FMI inicia reuniões com Governo de Moçambique

0
38
Missão do FMI inicia reuniões com Governo de Moçambique

Uma missão do Fundo Monetário Internacional deslocou-se a Maputo para reuniões com membros do governo de Moçambique a fim de, entre outros assuntos, esclarecer as dívidas contraídas e 2013 e 2014 e apenas este ano divulgadas, escreveu o jornal Notícias, de Maputo.

 Esta missão resulta de um entendimento alcançado em Washington, no decurso de um encontro entre o Presidente da República, Filipe Nyusi, e a directora-geral do FMI, Christine Lagarde.

 Nesse encontro, ficou acordado que a Procuradoria-Geral da República vai liderar o processo de auditoria das contas públicas para o apuramento da legalidade das garantias soberanas do Estado, num trabalho cujos termos de referência serão acertados entre o governo e a presente missão do Fundo.

 Um comunicado divulgado pelo FMI informou ter Christine Lagarde sublinhado a necessidade de o governo de Moçambique levar a cabo novas acções para a estabilização da economia e fazer esforços adicionais para a melhoria da transparência, em particular na auditoria internacional e independente das empresas financiadas por fundos que resultaram na dívida pública em causa.

 A revelação de dívida contraída por empresas públicas com o aval do Estado conduziu à suspensão da ajuda financeira do Fundo Monetário Internacional a Moçambique, decisão que foi acompanhada pelos restantes membros do Grupo dos 14, países e organizações multilaterais que prestam ajuda ao país.