Milhares de empresários e representantes de 77 países de África participarão na reunião do BAD

0
51
Milhares de empresários

Milhares de empresáriosMilhares de empresários, representantes governamentais de 77 países e instituições internacionais são esperados em Lisboa para a assembleia anual do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), que se realiza entre 6 e 10 de Junho, anunciou a organização do evento.

 O tema escolhido é "Rumo a uma agenda para o crescimento inclusivo em África", que deverá reflectir-se em trocas de ideias e experiências entre a Europa, afectada pela crise financeira, e o continente Africano, que mostrou resistência à crise.
 A assembleia-geral anual, com cerimónia de abertura marcada para dia 9 de Junho, é precedida por uma série de seminários de alto nível e conferências sobre as grandes questões do desenvolvimento africano.

Um dos pontos altos do evento é a divulgação do relatório anual “African Economic Outlook” (perspetivas da economia africana), que deverá ocorrer logo no dia 6 de junho.
 Além dos representantes dos 77 países acionistas do BAD, participam representações de alto nível de instituições financeiras e organizações internacionais, como o FMI, o Banco Mundial, o Banco Europeu de Investimento e a OCDE, entre outros.

A organização portuguesa do evento revelou que procurará aproveitar a oportunidade para, entre outros objectivos, “incrementar o conhecimento, em particular do sector empresarial nacional, sobre as possibilidades de financiamento e oportunidades de negócio em África”.
Outro objetivo da organização é facilitar contactos entre os empresários, as autoridades africanas, representantes das instituições financeiras bilaterais e multilaterais e os bancos comerciais a operar no território africano.

 Portugal é um dos acionistas não regionais do BAD e será o terceiro país não africano a acolher as reuniões anuais desde 1982, quando países não africanos se tornaram accionistas da instituição.