Miguel Albuquerque toma posse no dia 20 e já tem Governo formado

0
110
Miguel Albuquerque toma posse no dia 20 e já tem Governo formado

O novo Governo Regional da Madeira, presidido por Miguel Albuquerque, toma posse no próximo dia 20 de Abril no Funchal. Entretanto, na sexta-feira a comissão política regional do PSD/Madeira aprovou, por unanimidade, a composição oficial do XII Governo Regional da Madeira, um “executivo de combate” apostado na resolução dos problemas da Região.

 “Este é um governo de combate, pensado, em termos de eficácia, na resolução dos problemas da Madeira e Porto Santo”, disse Tranquada Gomes, que foi também indicado por este órgão do PSD/M para presidente da Assembleia Legislativa da Madeira.

 O político adiantou que “o critério aferidor na definição da composição deste governo [da Madeira] é sobretudo de eficácia e de pessoas íntegras e comprometidas com o futuro da Madeira”.

 Assim, o novo governo da Madeira, presidido por Miguel Albuquerque, será composto por oito departamentos: Secretaria Regional das Finanças e Administração Pública (Rui Gonçalves), Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais (Rubina Leal), Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura (Eduardo Jesus), Secretaria Regional da Educação (Jorge Carvalho), Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais (Susana Prada), Secretaria Regional da Saúde (Manuel Brito), Secretaria Re-gional da Agricultura e Pescas (Humberto Vasconcelos) e secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus (Sérgio Marques).

 Tranquada Gomes acrescentou que este executivo insular também terá “subsecretários, a definir com as respectivas orgânicas”.

O novo elenco governativo será apresentado esta semana ao representante da República, Ireneu Barreto, e a instalação da Assembleia Legislativa da Madeira e a cerimónia de posse do executivo está agendada para dia 20 de abril.

 Nesta reunião, a comissão política regional também indicou para vice-presidentes do Parlamento madeirense os nomes de Miguel de Sousa, com quem Albuquerque disputou a liderança do partido em dezembro de 2014, e Fernanda Cardoso.

 Jaime Filipe Ramos foi a escolha para presidir à bancada parlamentar do PSD na Assembleia Legislativa da Madeira.

 Os responsáveis sociais-democratas insulares também consideraram que a vitória do partido nas eleições regionais disputadas a 29 de março "foi inequívoca”, pois o partido venceu nos 11 concelhos do arquipélago e em 50 das 54 freguesias deste território.

 Agendaram a festa anual do PSD na herdade do Chão da Lagoa para 26 de julho, mas “dentro da política de contenção de custos que o partido adoptou”, informando que “não serão convidados artistas internacionais ou nacionais”.

 A comissão também decidiu realizar o II Conselho Regional a 16 de maio na Casa das Mudas, no concelho da Calheta, e marcou as eleições para as comissões políticas de freguesia para junho.

 Este órgão do PSD/M deliberou ainda solicitar ao seu grupo parlamentar uma ses-são solene comemorativa do 25 de abril, “a realizar no Parlamento [madeirense] com intervenção de todos os partidos que nele têm assento”, o que não acontecia até agora.