Mercantile da África do Sul contribui com 6 milhões de euros para os resultados do Grupo Caixa

0
104
Mercantile da África do Sul contribui com 6 milhões de euros para os resultados do Grupo Caixa

O Banco Nacional Ultramarino (BNU) Macau obteve um lucro de 18,7 milhões de euros (cerca de 193 milhões de patacas) no primeiro semestre do ano, anunciou o grupo financeiro estatal português Caixa Geral de Depósitos.

 De acordo com o relatório da actividade consolidada do grupo no primeiro semestre, verificaram-se importantes contributos para o resultado líquido do grupo por parte das unidades na Ásia e em África, com o BCI Moçambique a contribuir com 6,9 milhões de euros, o BCG Totta Angola com 7 milhões de euros e o Mercantile da África do Sul com 6 milhões de euros.

 O BNU Macau contribuiu, aliás, com a maior fatia para os resultados internacionais do grupo CGD, que apresentou prejuízos de 54,6 milhões de euros, devido às perdas de 90,4 milhões de euros registadas em Espanha no decurso dos primeiros seis meses do ano.

 O registo de imparidades e provisões, em Espanha, e o agravamento de custos não recorrentes resultantes do processo em curso de redimensionamento da rede e profunda reestruturação do modelo de negócio, reflectiram-se no decrécimo observado no resultado da área internacional que, excluindo Espanha, teria um resultado positivo de 35,8 milhões de euros.

Globalmente, o grupo registou no primeiro semestre do ano um resultado negativo consolidado de 181,6 milhões de euros, que compara com um prejuízo de 12,7 milhões de euros no período homólogo de 2012.