Mensagem de Despedida do cônsul-geral de Portugal em Joanesburgo, dr. Carlos Pereira Marques

0
133
Mensagem de Despedida do cônsul-geral de Portugal em Joanesburgo, dr. Carlos Pereira Marques

“Devendo, muito em breve, cessar as minhas funções de Cônsul Geral de Portugal em Joanesburgo, pois novas responsabilidades me aguardam no Ministério do Negócios Estrangeiros em Lisboa, gostaria de endereçar a todos os portugueses e luso-descendentes, a quem não tive oportunidade de o fazer pessoalmente, as minhas mais calorosas saudações de despedida.

  Ao longo dos últimos três anos e meio, foi para mim um privilégio e uma honra servir, dentro das minhas possibilidades, a Comunidade Portuguesa desta vasta área de jurisdição consular. A todos agradeço o apoio, o carinho e o incentivo que sempre me dispensaram no exercício do meu mandato, fazendo-me, desde o primeiro momento, sentir em casa. Um especial agradecimento vai também para a competente equipa de funcionários do Consulado-Geral, cuja dedicação e profissionalismo me apraz aqui publicamente louvar.

  Parto com a convicção reforçada de que as potencialidades da Comunidade Portuguesa na África do Sul – empreendedora, atenta, solidária e exemplarmente integrada – são extraordinárias. Mas ao deixar estas terras gostaria de vos lançar aqui um veemente apelo no sentido da união, preservação da vossa identidade e busca consensual de vias inovadoras para o desenvolvimento do associativismo. Os mais jovens terão certamente uma palavra decisiva a dizer nesta matéria. Nas suas mãos repousa sem dúvida o futuro da Comunidade Portuguesa.

   Por motivos profissionais, mas também pessoais, ficarei indissociavelmente ligado a este magnífico país, a que espero voltar um dia. Levo no coração todos os amigos que cá deixo – e são tantos – as experiências vividas e os ensinamentos colhidos. Parto sem dúvida com muito mais do que aquilo que trouxe. A todos o meu Bem Hajam!  

  Carlos Pereira Marques
  Cônsul Geral de Portugal em Joanesburgo