Maria Ramos nomeada para a Direcção da empresa mineira AngloGold Ashanti, a maior produtora mundial de ouro

0
82

A empresa sul-africana AngloGold Ashanti, a maior produtora de ouro do mundo, nomeou a gestora portuguesa Maria Ramos como directora não executiva independente.

 A empresa disse em comunicado divulgado na terça-feira que Maria Ramos, que assume o cargo a partir desta semana, tem ampla experiência comercial no sector bancário e que desempenhou funções de destaque na África do Sul, nomeadamente na transformação do Tesouro num dos departamentos públicos “mais eficientes no governo pós-apartheid”.

 “Estou muito feliz em dar as boas-vindas a Maria na Direcção da AngloGold Ashanti”, refere o presidente do grupo minerador, Sipho Pityana, acrescentando que “o perfil diversificado e a ampla experiência profissional de Maria Ramos irão dar mais profundidade às competências financeiras e estratégicas do conselho de administração da empresa”.

 A gestora luso-sul-africana integra a Direcção da Anglo-Gold numa altura em que o grupo empresarial mineiro inicia uma nova etapa operacional, na sequência do anúncio feito no início de Maio, da venda da sua útima mina de ouro na África do Sul, assinalando neste sentido o fim de uma era centenária de mineração de ouro no país.

 Segundo a imprensa do sector, a AngloGold está centrada em saldar as dívidas da empresa e diversificar o investimento de activos.

 A gestora aposentou-se no final de Fevereiro da liderança do Absa, um grupo diversificado de serviços financeiros com operações em 12 mercados africanos.