Marcelo Rebelo de Sousa vai em Abril à abertura do Atlantic Music Expo em Cabo Verde

0
66
Marcelo Rebelo de Sousa vai em Abril à abertura do Atlantic Music Expo em Cabo Verde

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai participar na abertura oficial da quinta edição do Atlantic Music Expo (AME) em Cabo Verde, anunciou na sexta-feira a organização do evento.

 A coordenadora do AME, Ana Maia, disse em conferência de imprensa que o Chefe de Estado português marcará presença na abertura da maior feira musical do país, que acontece no dia 10 de abril, na cidade da Praia.

 Segundo informação avançada por fonte da Presidência da República de Cabo Verde, o Chefe de Estado português deverá estar em Cabo Verde nos dias 9, 10 e 11 de abril.

 A mesma fonte disse que o programa da visita de Marcelo Rebelo de Sousa a Cabo Verde está ainda a ser ultimado, prevendo-se a possibilidade de, além de Santiago, deslocações às ilhas de São Vicente, Fogo e, eventualmente, Brava.

 Ana Maia afirmou que o Presidente português vai estar presente na abertura do AME no âmbito da parceria com o Governo português, que patrocina a deslocação do grupo Dead Combo a Cabo Verde para actuar na primeira noite do encontro internacional de profissionais da música.

 O AME é organizado desde 2013 pelo Ministério da Cultura de Cabo Verde, em parceria com a World Music Expo (Womex), a produtora cabo-verdiana Harmonia e outras entidades locais.

 É uma plataforma de encontro entre profissionais da mú-sica (músicos, produtores, di-rectores de festivais, agentes, entre outros) com o objectivo de mostrarem os seus traba-lhos e reflectirem sobre o mercado da música.

 Segundo Ana Maia, o evento, que este ano acontece entre 10 e 13 de abril, vai ter mais do que os 600 participantes do ano passado e também terá mais espectáculos em vários palcos montados no centro histórico da capital cabo-verdiana.

 Além dos espectáculos de artistas cabo-verdianos e internacionais, durante o AME acontece uma feira na Praça Alexandre Albuquerque, no centro da Praia, conferências, formações, palestras, seminários, e muita troca e partilha de experiência entre fazedores e consumidores de música.

 O produtor musical José "Djô" da Silva, da Harmonia, indicou que este ano o AME terá mais palcos, sendo que pela primeira vez um deles será dedicado a música afro-pop, um estilo electrónico cabo-verdiano que tem ganho muito espaço.

 Djô da Silva adiantou que músicos alemães vão estar em Cabo Verde, no âmbito de um projecto denominado ‘Afro-Lusa’, com o objectivo de reunir durante uma sema-na artistas de Cabo Verde, Angola, Moçambique e Guiné-Bissau, para criar um show para ser apresentado no AME.

 O projecto, continuou o empresário, será levado depois a "dois grandes festivais" na Alemanha.

 Djô da Silva, empresário que acompanhou a carreira da falecida cantora cabo-verdiana Cesária Évora, apelou, por isso, aos artistas cabo-verdianos para estarem no evento, mas lembrando que é uma "competição" em que os participantes são seleccionados por um júri.

 A nível nacional foram seleccionados artistas e grupos como Tubarões, Bilimundo, Fantcha, Hilário Silva, Zé Rui, Melissa Fortes, Tradiçon di Terra e Lucibela.

 De fora, vão chegar representantes de países como África do Sul, Colômbia, Gabão, Israel, Angola, Portugal, Brasil, Gana, Moçambique e ilhas Reunião.

 O AME antecede o Kriol Jazz Festival (KJF), organizado pela Câmara Municipal da Praia na mesma semana.

 

* Parlamento aprova viagem de Marcelo Rebelo de Sousa à Croácia

 

 A Assembleia da República aprovou na sexta-feira por unanimidade a visita oficial do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, à Croácia, entre 17 e 19 de maio, a convite do seu homólogo.

 Todas as deslocações ao estrangeiro do Chefe de Estado têm de ter prévio assento do parlamento, de acordo com a Constituição da República Portuguesa.

Até agora, Rebelo de Sousa realizou 21 deslocações ao estrangeiro, três das quais visitas de Estado: a primeira, em maio do ano passado, a Moçambique, e as outras em outubro, à Suíça e a Cuba, onde teve um encontro com o líder histórico cubano Fidel Castro, entretanto falecido.

 Destacam-se ainda as inéditas comemorações do 10 de Junho em Paris com os portugueses residentes em França, juntamente com o primeiro-ministro, e a deslocação ao Brasil em agosto para a abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

 

* Português Pedro Roque eleito presidente da Assembléia Parlamentar do Mediterrâneo

 

 O deputado à Assembleia da República Pedro Roque foi eleito na sexta-feira, no Porto, por “unanimidade” e “aclamação”, presidente da Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo, anunciou a organização.

 A eleição do deputado do PSD e membro da Comissão Parlamentar de Defesa decorreu durante a 11.ª Sessão Plenária da Assembleia Parlamentar para o Mediterrâneo (APM), cujos trabalhos terminaram sábado no edifício da Alfândega do Porto, com o encerramento a cargo do primeiro-ministro, António Costa.

 

* Brexit: MNE pede a Londres para simplificar pedidos de residência aos portugueses

 

 O governo português pediu ao governo britânico que "facilite" o processo de atribuição de residência permanente aos portugueses que estão no país há mais de cinco anos, disse na sexta-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros.

 Numa reunião com o seu homólogo britânico, Boris Johnson, em Londres, Augusto Santos Silva queixou-se de que muitos cidadãos portugueses estão a encontrar dificuldades no processo, nomeadamente formulários demasiado extensos, perguntas alegadamente sem sentido e pedido excessivo de documentos.