Manuel de Carvalho será o novo Embaixador de Portugal na África do Sul

0
38
Manuel de Carvalho será o novo Embaixador de Portugal na África do Sul

O dr. Manuel Maria Camacho Cansado de Carvalho, actual Embaixador de Portugal na Arábia Saudita, deverá ser o próximo representante diplomático do Estado português na África do Sul, sucedendo no cargo em Pretória ao dr. António Ricoca Freire que, depois de cinco anos em funções neste País, foi colocado como Embaixador na Suiça.

 Esta movimentação diplomática deverá acontecer depois de Novembro, mês em que o actual Embaixador de Portugal em Berna, dr. Paulo Tiago Fernandes Jerónimo da Silva, passa à condição de aposentado. O Embaixador Jerónimo da Silva estava na Suiça desde Setembro de 2014 e em Janeiro deste ano passou de ministro plenipotenciário de 1.ª classe à categoria de embaixador.

 Actualmente com 56 anos de idade, o dr. Manuel Cansado de Carvalho, ingressou na carreira diplomática como adido em Junho de 1987, tendo desempenhado em 2004 no Ministério dos Negócios Estrangeiros as funções de director dos Serviços de Defesa, Segurança e Desarmamento. No início de 2009 transitou do cargo de porta-voz da Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER), em Bruxelas, para assumir as funções de cônsul-geral de Portugal em Macau, substituindo no cargo o diplomata Pedro Moitinho de Almeida, então nomeado Embaixador de Portugal no Canadá.

 Em Novembro de 2013, o dr. Manuel de Carvalho assumiu pela primeira vez as funções de embaixador, tendo recebido as cartas credenciais do então Presidente da República, Prof. Dr. Anibal Cavaco Silva, para representar o Estado português em Riade, capital da Arábia Saudita. É de lá que, em data a anunciar, seguirá para Lisboa a fim de receber novas cartas credenciais, desta vez do Presidente Marcelo, que o acreditarão como Embaixador junto do Governo sul-africano em Pretória.