Maior bolo do mundo com figura de Mandela em Joanesburgo

0
75

A “Cupcakes of Hope”, uma organização sem fins lucrativos de apoio às crianças com doença de cancro, confeccionou o maior bolo do mundo com figura de Nelson Mandela, no penúltimo sábado, 28 de Julho, em Sandton City, em Joanesburgo. O objectivo era celebrar o centenário de Mandela em conjunto com as crianças com cancro.

 O bolo tinha 3 metros de altura e foi criado por uma equipa de voluntários que incluiu o vencedor do ‘International Cake Master’, Dot Klerck, e ainda  Khyla Korb, de 10 anos de idade e um autêntico lutador contra esta doença.

 Pesava mais de 750kg e consistia em 1200 ovos, 100kg de ‘buttercream’, 290kg de chocolate, 60kg de cobertura de açúcar e 175kg de farinha.

  O Século de Joanesburgo falou com Sandy Cipriano, portuguesa fundadora da organização, que disse que o grande objectivo da ‘Cupcakes of Hope’ é tentar conseguir fundos para as crianças com doença de cancro. Ajuda entre 50 e 70 menores mensalmente, pagando suas despesas médicas e outras diárias, como alimentação nutricional, fraldas, roupas e dinheiro de transporte para visitas hospitalares.

 Também ajuda a celebrar o marco especial dos doentes, como o último dia de quimio-terapia ou quando os mesmos comemoram os seus aniversários natalícios nos hospitais onde se encontram internados.

 Sandy Cipriano disse ainda ao nosso jornal que “este foi um evento muito especial e o que tornou ainda mais emocionante é que tivémos os netos de Mandela que ajudaram a celebrar o acontecimento. Madiba sempre dizia que está em nossas mãos fazer uma diferença na comunidade, e é o que estamos a fazer no ‘Cupcakes of Hope’, aplicar as nossas mãos para “fazer” uma diferença no seio da comunidade. Esperamos que este evento inspire mais pessoas a se tornarem ‘Anjos do Cupcake’. Esta é de longe a maneira eficaz de salvar uma vida”.

 De salientar que esta instituição de bem fazer começou em 2009, no restaurante português chamado Rio Sol, em Vereeniging. Cresceu de uma pequena angariação de fundos e já ajudou mais de 1200 crianças com cancro, trabalha em coordenação com as

outras 16 outras organizações de luta contra a doença na África do Sul.

 No ano passado, os ‘Cupcakes of Hope’ estabeleceram um novo recorde mundial no  ‘Guinness World Record’ com a chamada torre mais alta dos bolos do copo, com 10,7 metros de altura, que contou com a ajuda de crianças com canco. Durante esse evento

300 000 randes foram para o fundo dos menores que precisavam de transplantes de células estaminais e medula óssea.

 Setembro é o mês especial para as crianças com cancro,  a organização vai celebrar pelo sétimo ano o Dia Nacional do Cupcake para as Crianças com Cancro na África do Sul, no dia 29, em 79 centros comerciais do país. Este projecto, que é de todos, reúne pessoas de todas as idades, desde crianças de 3 anos aos idosos com idade de 90, bom-beiros e advogados, sendo ainda necessário muitos pasteleiros e patrocinadores, para tornar a efeméride ainda mais animadora.

 Para o efeito poderá ser contactada a própria Sandy, 073 208 6757 ou pelo e-mail sandy@cupcakesofhope.org.

 Importa salientar que no ano passado, mais de 1,8 milhões de randes foram angariados para ajudar as crianças com este tipo de doença.

 

* QUEM É SANDY CIPRIANO

 

 Sandy nasceu em 1970 em Vereeniging e cresceu numa pequena cidade chamada Koppies, em Free State. Começou o primeiro grau escolar na Sarel Cilliers School e depois de completar Matric em 1988, estudou bacharelato em Recursos Humanos na North West University. Durante este tempo esteve activamente envolvida no comité de RAG e foi no último ano tesoureira.

 Em 1997 casou-se com Cilo Cipriano e juntos criaram seu próprio restaurante, o Rio Sol, em Vereeniging.

 Em 2011, bateram um recorde mundial para a maioria dos ‘cupcakes’ em exposição – 21.000. Este evento conseguiu obter mais de R200.000, valor oferecido às crianças com cancro.

 Em 2012 fundou a empresa sem fins lucrativos ‘Cupcakes of Hope’. No mesmo ano organizaram o primeiro Dia Nacional do Cupcake da África do Sul, em Setembro. Um projecto impulsionado pela comunidade e, em 2017, foi realizado em mais de 65 centros comerciais.

 Sandy priorizou educar os pais sobre os primeiros sinais de alerta do cancro infantil, já que a detecção precoce pode salvar a vida de uma criança. Esses sinais de alerta estão disponíveis em todos os 11 idiomas oficiais, todos disponíveis no site – www.cupcakesofhope.org <http://www.cupcakesofhope.org/>

 Sandy reside actualmente em Ballito e é mãe de Ricardo e Tiago.