Madiba ensinou-nos o caminho

0
93
Madiba

MadibaAfirmou, na cerimónia de posse em Pretória, o novo Presidente da República, Jacob Zuma, que também destacou o papel de FW de Klerk na construção da nova África do Sul.

Jacob Zuma prestou juramento e assumiu posse do cargo de novo Chefe de Estado da África do Sul perante o juiz-presidente do Tribunal Constitucional, Pius Langa, no sábado em Pretória. Antes da sua tomada de posse o Chefe de Estado cessante, Kgalema Motlanthe, distinguiu Jacob Zuma com a mais alta condecoração da RSA, a Ordem de Mapungubwe (Platina), que é atribuída a sul-africanos por excelência e realizações excepcionais. O novo presidente, no seu primeiro discurso à Nação, logo após a sua investidura, comprometeu-se a respeitar o “espírito de reconciliação” do primeiro chefe de Estado da nova África do Sul multirracial e democrática, Nelson Mandela, afirmando que o seu governo “não se vai desviar dessa linha”.

O orador enfatisou que Nelson Mandela “fez da reconciliação o tema central do seu mandato (1994-1999). Não nos vamos desviar dessa tarefa de construção da nação” arcoíris sonhada pelos heróis da luta contra o apartheid, declarou Zuma, acrescentando: “Obrigado Madiba por nos ter mostrado o caminho”, re erindo-se ao nome do líder carismático na clandestinidade(…)