Madeira investe 270 mil euros na Festa da Flor

0
56
Madeira investe 270 mil euros na Festa da Flor

O Governo Regional da Madeira anunciou que vai investir 270 mil euros na Festa da Flor, considerado um dos mais importantes cartazes turísticos da região, que decorrerá de 19 a 25 de Abril.

 "Em termos de investimento, a estimativa do custo final da Festa da Flor 2012 ronda 270 mil euros, o que representa uma diminuição de 40 mil euros em comparação com o ano passado, menos 13 por cento", precisou a secretária regional da Cultura, Turismo e Transportes na conferência de imprensa da apresentação do programa.
 A governante adiantou que devido ao Programa de Ajustamento Económico e Financeiro acordado entre o Estado e a Madeira, cada grupo que participa no cortejo alegórico vai receber menos 15%, "à volta de 21 mil euros".
 O programa da festa está subordinado ao tema "Hino à Madeira em Flor", e segundo Conceição Estudante, neste momento, de acordo com os últimos dados de 10 de abril, a taxa de ocupação hoteleira média já ronda os 87%", o que considerou ser "uma boa taxa".
 O programa começa a 19 de abril com música ambiente e com a atuação de cinco grupos folclóricos no Funchal, um mercado de flores, o projecto artístico "borboleta e violeta paradoxa" que vai divulgar espécies da fauna e flora madeirenses, a construção dos tapetes florais, o projecto "bordado da Madeira inspirado em flores" e um espectáculo de bailado “As Estações Russas na Madeira".

 A 21 de Abril acontecerá um dos momentos mais esperados: a construção do denominado muro da esperança por mais de 1.200 crianças.
 No domingo à tarde a avenida do Mar, a marginal da cidade, vai ser inundada pela beleza e colorido das flores com o cortejo alegórico, que conta com a participação de nove grupos, e no âmbito do qual desfilam 1.400 pessoas.
 "Madeira guarda-jóias da Europa", "bonecas-flores da Madeira", "flores de encantar", "do mar à ilha das flores", "memórias e tradições de mãos dadas com as flores", "Madeira, the masterpiece", "onze concelhos em cor" "disco" e "gloriosa" são os temas dos projectos que os diversos grupos vão apresentar aos residentes e visitantes.
 Como novidade, Conceição Estudante anunciou que os carros alegóricos decorados com flores que integram este cortejo ficarão em exposição durante 24 horas, na Praça do Mar, o que permitirá serem admirados sobretudo pelos turistas dos navios de cruzeiro que visitam a Madeira nessa ocasião.
 Por isso, apelou ao "civismo dos madeirenses", para que não retirem as flores, não protagonizem o habitual "ataque" aos carros, colaborando com a segurança e vigilância que a secretaria regional "vai reforçar" naquele local.
 Conceição Estudante realçou ainda como uma das novidades a presença da cantora brasileira Fáfá de Belém, tendo em conta a aposta do Turismo de Portugal e da Madeira no Brasil como um dos mercados emergentes.