Madeira continua a apostar na promoção do vinho no mercado japonês

0
47
Madeira continua a apostar na promoção do vinho no mercado japonês

O Vinho Madeira foi promovido a semana passada no Japão, com acções desenvolvidas nas cidades de Tóquio e Fukuoka que contaram com a participação de cerca de 300 pessoas do sector naquele país.

 Segundo uma nota distribuída pelo Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM), a comitiva madeirense integrou representantes da câmara de provadores deste organismo e de seis empresas do sector na região, incluindo o programa provas abertas e jantares vínicos de Vinho Madeira.

 A primeira iniciativa promocional aconteceu em Tóquio, onde, entre outras acções, teve lugar um jantar para cerca de 100 pessoas do sector vínico japonês que provaram cerca de 50 Vinhos Madeira de diferentes tipos e idade, harmonizados com a comida tradicional daquele país, num menu criado especificamente para esse efeito, acções que se repetiram a 5 e 6 de junho na cidade Fukuoka.

 O Japão é um dos principais mercados de exportação do Vinho Madeira fora da Europa, sendo que em 2012 recebeu um volume superior a 280 mil litros, o que representa um rendimento bruto de mais de 1,5 milhão de euros.

 A mesma informação do IVBAM realça que “a aposta promocional no Japão prende-se com a importância deste mercado em termos de exportações do Vinho Madeira em países fora da União Europeia, sendo um mercado com preço médio por litro superior à média”.

 Adianta que todas as acções se enquadram num programa delineado a três anos, iniciado em 2011, que se “baseia numa estratégia diversificada e inovadora de aproximação ao mercado norte-americano e japonês”.

 De acordo com os dados do IVBAM, em 2010, as exportações de Vinho Madeira para o Japão cresceram 28% em quantidade e 9% em valor.