Luso-descendentes com funções de liderança em escolas sul-africanas

0
67
Embaixada de Portugal

Embaixada de PortugalPor iniciativa da Embaixada de Portugal na África do Sul, com a colaboração da Coordenação do Ensino de Português na República da África do Sul, realizou-se na manhã de 5 de Junho, nas instalações diplomáticas em Pretória, uma cerimónia de homenagem aos alunos luso-descendentes que ascenderam a cargos de liderança (school leaders).

 Nas respectivas escolas que frequentam, cargos esses particularmente prestigiados no âmbito do sistema educativo sul-africano em termos de currículo, de entrada para as universidades e para o mercado de trabalho.
 Com as cerimónias abertas para as boas vindas e agra-decimentos às presenças, pelo secretário de embaixada, dr. Pedro de Almeida, a cargo de quem juntamente com o coordenador do ensino de português, Armindo Cameira Boto, foram conduzidas as actividades que de grande significado ali tiveram lugar nessa manhã, abertas com o hino nacional português cantado pela aluna Kátia Dias, dirigiu-se a seguir aos alunos, professores e familiares que os acompanhavam, o embaixador dr. Ramos Pinto, para manifestar o seu apreço pelos alunos luso-descendentes a quem iria entregar os diplomas em reconhecimento aos cargos de liderança que cada um vem desempenhando na escola que frequenta, com estas palavras:
 “É com muito gosto que me associo a esta iniciativa da Coordenação de Ensino que visa distinguir os estudantes luso-descendentes que se destacaram nas escolas que frequentam.

  De entre em pouco entregar-vos-ei estes diplomas como reconhecimento pelas vossas capacidades de liderança e de envolvimento positivo na vida escolar;
  Muitos de vós são também alunos de Língua Portugue-sa. Aconselho-vos a que continuem os estudos da língua dos vossos pais; o português é hoje, na África do Sul, uma mais valia importante na vossa futura carreira profissional.
  A Língua Portuguesa é falada em África, na Europa, no Brasil e na Ásia. Abre-vos as portas a um mercado de trabalho de mais de 200 milhões de pessoas e oferece-vos um acesso privilegiado aos países africanos de língua portuguesa, com os quais a África do Sul tem relações económicas cada vez mais estreitas.

  Portugal é, também, o vosso país; lá têm as vossas raí-zes, muitas vezes os vossos familiares; muitos de vós têm também nacionalidade portuguesa; gostava de vos incentivar a não perder a ligação que têm a Portugal, a visitar o país, estudar a sua língua e cultura;
  Finalmente, gostava de reconhecer o esforço de que muitos dos pais e encarregados de educação que aqui estão fazem para colocar os vossos filhos nas aulas de língua portuguesa. Estou certo de que esse esforço será recompensado no futuro profissional dos vossos filhos”.
  Dando a conhecer chegar no dia seguinte à África do Sul, a selecção portuguesa, que aqui participará no mun-dial de futebol, o dr. João Ramos Pinto a todos incentivou a darem o apoio possível aos nossos jogadores, que considerou de muito importante para os encorajar rumo à vi-tória que todos desejamos.

 Lista dos alunos homenageados e escolas que frequentam:

Assumption Convent Primary School – Annais Jeróni-mo, Daniella Rocha, Daniella Pereira, Marina de Gouveia, Michelle Araújo, Sabrina Rodrigues, Teniqua da Fonseca e Tiffany Dias.
Assumption Convent High School – Bianca Alves, Bonita Correia Catia Sham e Márcia da Silva.
Boksburg High School – Cláudio de Jesus, Ricardo Santos e Dunilda de Freitas.
Christian Brother’s College High School – Samantha da Silva.
Constantia Kloof Primary School – Sérgio de Freitas e Angelique Carreira.
Die Hoerskool Hendrik Verwoerd High School – Amé-rico da Silva e Nikita Dinati.
Edenvale High School – Jonathan Esteves.
Glenvista High School – Bianca Dias, Carina Cristovão, Dimitrios Frangandonis, Katya de Magalhães, Nikita de Sousa. Phillip Nel e Siobhan Custódio.
Hatfield Christian School – Chantelle do Nascimento.
Highveld Primary School – Gabriela Carrão, Carlos de Abreu, Gabriella Freitas, Adriana Pereira, Angelique Pe-reira, Dominique Pereira, Sabrina Rei e Natasha Vieira.
Jeppe Girls High School – Lisbella Belchior.
Krugersdorp High School – Francesca Pombo.
Lynnwood Ridge Primary School – Bradley Fernandes.
Marian College Primary School – Gabriela Marques, Marco Barros, Roxanne da Costa, Savannah de Matos e Tiana de Oliveira.
Marian Callege High School – Daniella Marques, Chantelle Oliveira e Raquel Teixeira.
Monumental Primary School – Marco de Carvalho, Isabella Francisco e Daniela Sebastião.
Mulbarton Primary School – Daniela de Sousa e Sandro Silva.
Northridge Primary School – Catalina Sousa, Chantel Vieira, Cláudio de Oliveira, Jovan Costa, Macaela Gonçalves, Ricardo Faria, Roy Costa, Steve Camacho e Trevain de Nóbrega.
Reddam House Primary School – Bianca Lai.
Reddam House High School – Carina Teixeira, Jessica Pereira, Nicole da Silva e Tiago Vasconcelos.
Rewlatch Primary School – Ana Michaela de Figueiredo, Carla Gonçalves, Elisa da Silva, Ester Moreira e Raquel Leitão.
Robert Hicks Primary School – Joslyn Marques.
Sacred Heart College – Paula de Castro e Luis de Castro.
St. Andrews School for Girls (Primary School) – Nicole Simões, Daniella Teixeira, Gabriela Bartolo, Courtney To-maz e Jasmin Scoufes.
St. Andrews School for Girls (High School) – Katya de Oliveira.
St. Benedict’s Preparatory School – Alistar Haddow e. Cláudio da Costa.
St. Catherrine’s Convent – Natasha de Sousa e Ângela Valente.
St. Catherine’s Primary School – Alexandrina Pestana, Allyssa Pires, Christina de Gouveia, Fábio Macedo, Jar-red Orfão, Jessica Teixeira e Michael de Gouveia.
St. Columba’s School – Treistan Borrageiro, Maxine Luiz e Carina Mendes.
St. Dominic’s Catholic School for Girls – Bianca Vieira e Nicole Cancela.
St. Martin’s Senior School – Claudia Ferreira, Ricardo Tagliatti e Wade Pimenta.
St. Ursula’s School – Diana de Sousa.
The Hill High School – Chattel Barreto e Daniela de Abreu e Marcello Domingues.
Townsview Primary School – Chantel Barreto.
Verney College – Flávia Nogueira, Donavan Piquita e Alexandre Bordalo.
Waterkloof Primary School – Simone Rosa, Raquel de Almeida e Gabrielle Afonso.
 Por último foi ali oferecido aos alunos, em que também participaram seus pais, um ligeiro convívio de algumas das nossas guloseimas em doçaria, pastéis, rissóis, queijos e salgados, acompanhados de sumos e outras be-bidas.