Luso-descendente Nicholas Fernando Pires Lai venceu o Campeonato do Mundo de Dança-2012

0
53
Luso-descendente Nicholas Fernando Pires Lai venceu o Campeonato do Mundo de Dança-2012

O jovem luso-descendente Nicholas Pernando Pires Lai é campeão do Mundo de dança “free style” ao vencer a competição nessa modalidade em Sun City.

 A Reportagem do “Século de Joanesburgo entrevistou o estudante do Grade 7 na Reddam House, estabelecimento onde também vai frequentar a instrução secundária. Começou por nos dizer: “Dedico a Taça IDO World Championship Disco Dance Free Style Solo 1st Place à minha irmã Bianca”.
 A mãe, a portuguesa Carla Maria Pires, natural de Lourenço Marques (actual Maputo) esclareceu o nos-so Jornal que “Bianca (Gabriela Pires Lai) é  a minha filha de 14 anos que se encontra em casa devido a doença: foi operada a 2 de Janeiro de 2010 a um tumor no cérebro, tendo sido submetida a uma nova intervenção cirúrgica a 23 de Março deste ano”.
 Regista-se que, devido à doença da filha Carla Maria Pires, que é guarda-livros, teve de deixar o seu serviço para poder cuidar da enferma, que precisa de assistência permanente.
 O seu marido, David Anthony Lai é empregado bancário.
 Assinala-se ainda que os pais da nossa compatriota são portugueses: António Fernando Pires (faleceu a 5 de Agosto de 2010), natural de Vila Nova de Foz Côa; e Maria Gabriela Pires, natural de Viseu e residente em Pretória.

* TROFÉU DA VITÓRIA DEDICADO E OFERECIDO À IRMÃ ENFERMA
• 
 Por isso o Nicholas Fernando não só ofereceu a Taça de campeão do Mundo, como dedicou a vitória à sua irmã enferma.
 Assim, no seu próprio quarto tem apenas a Taça do 4.º lugar de Disco Dan-ce “Batle of the Giants”.
 Assinala-se que o luso-descendente é filho de David Anthony Lai, natural de Joanesburgo, África do Sul, de etnia chinesa.
 O nosso entrevistado Nicholas Fernando nasceu em Bedfordview, Joanesburgo, África do Sul, a 17 de Março de 1999.
 “Comecei a dançar quando estava no Grade 3. Era um curso de dança espanhola e a minha professora chama-se Manuela Loureiro, que também ensina dança de ballet contemporâneo, que igualmente aprendi. Desde Junho de 2011 que frequento o Universal Dance Studio, sendo a minha professora Paula Fehrsen, que me ensina “free style e hip hop”.

 Solicitado a dizer-nos em que cidades já actuou, o nosso interlocutor referiu: “Joanesburgo, Pretória e Sun City. Nas exibições em Joanesburgo e em Pretória costumo dançar com a jovem portuguesa Jessica Dias, de 10 anos, uma exímia dançarina de Rock ‘n Roll, Hustle, Free Style e Hip Hop. Treino todos os dias depois das minhas aulas na Reddam House, que acabam às 14 horas e 30 minutos. Todos os dias da semana, à tarde, pratico entre 2 a 4 horas por dia”.
 Interrogado sobre as próximas exibições em que vai participar, Nicholas Fernando declarou: “em Junho próximo vou actuar no espectáculo Roodeport Youth Ballet”.
 Vai intensificar a sua preparação para o Campeonato do Mundo na Alemanha, de 12 a 15 de Setembro de 2013 em Bochum.
 Bom aluno na escola, tem uma média de 80% de rendimento sendo um estudante vocacionado para as Ciências e Matemática.
 Desde criança que se interessa pela fauna e flora e colecciona cromos, livros sobre animais, tema que consulta regularmente na Internet.
 A terminar a nossa entrevista, interrogado sobre o que deseja ser no futuro, afirmou sorridente: “gostaria de ser bailarino profissional e ranger (guarda florestal ou de reserva de fauna bravia”.