Luso-canadiano Mário Silva condecorado pelo Brasil

0
33
Luso-canadiano Mário Silva condecorado pelo Brasil

O antigo deputado federal luso-canadiano Mário Silva recebeu a Comenda da Ordem do Rio Branco, atribuída pela presidente do Brasil, Dilma Rousseff. A condecoração foi entregue no Dia Nacional do Brasil pelo embaixador do Brasil no Canadá, Piragibe dos Santos Tarragô, numa sessão realizada no Centro Nacional de Artes em, Otava.

  Mário Silva é actualmente o alto representante do Canadá no Comité para a Cooperação Internacional, Pesquisa, Educação e Preservação da Memória do Holocausto (ITF), organismo em que Otava assumirá a presidência no próximo ano.
  Uma responsável da representação diplomática brasileira em Otava indicou que a atribuição da insígnia a Mário Silva visa distinguir não apenas o seu envolvimento enquanto deputado federal canadiano no reforço do diálogo entre o Canadá e Brasil, mas também apoio que deu à comunidade brasileira em Toronto quando foi vereador naquela cidade.
  Nascido nos Açores, Mário Silva emigrou ainda criança para o Canadá, acompanhando a família. Entre os vários cargos que exerceu, foi vereador da Câmara de Toronto, entre 1994 e 2003, e deputado pelo Partido Liberal no parlamento federal canadiano, de 2004 a 2011.
  Mário Silva possui já a Ordem francesa da Legião de Honra, concedida pelo Presidente francês em 2007, e a Comenda portuguesa da Ordem de Mérito Civil.